Viva Maria: Leci Brandão se emociona ao falar da Mangueira, campeã do carnaval do Rio
Viva Maria, orgulhosamente, saúda a Estação Primeira de Mangueira, a campeoníssima do Carnaval 2019 do Rio de Janeiro.
E não é que chegou a vez do Brasil ouvir as Marias, Mahins, Marielles, Malês”?!
Taí um pouco da “História para ninar gente grande”, sobre os heróis esquecidos pela história oficial do Brasil que a ousadia do carnavalesco Leandro Vieira levou para o Sambódromo do Rio de Janeiro na noite da última segunda-feira (5)!
Foi de tirar o sono de gente grande! Ver Alcione na pele de Dandara dos Palmares, mulher de Zumbi, fundador do Quilombo dos Palmares. Com certeza, a liderança negra mais importante da história do país, símbolo de luta pelos direitos dos negros no Brasil.
Zumbi na pele do grande Nelson Sargento foi demais!
Contudo, coube a Leci Brandão representar Luiza Mahin, guerreira que fugiu do flagelo da escravidão e lutou em algumas das mais famosas revoltas abolicionistas do Brasil, como a dos Malês, na Bahia.
Conhecida pela força, mas também pela inteligência, Luiza Mahin tem destino desconhecido após sua captura.
Antes, deu ao nosso país o filho Luiz Gama, poeta e abolicionista.
Essa a verdadeira história de um Brasil Verde–Rosa, que é negro, que é virtude, que é resistência! Visto assim do alto mais parece o céu no chão! Sei lá, Leci Brandão!
Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.