Marcelo Crivella diz que faltam recursos para prevenção a enchentes no Rio

Temporal

Publicado em 09/04/2019 - 12:39 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

Diante de mais um temporal com graves consequências no Rio, o prefeito Marcelo Crivella afirmou que não tem recursos para implementar políticas que evitem novas tragédias nas comunidades da cidade.

 

Questionado se não era o caso de a prefeitura retirar famílias que vivem em locais comprovadamente de risco e já historicamente mapeados e garantir outros locais de moradia adequada, o prefeito cobrou mais políticas federais de apoio aos municípios.

 

Em fevereiro, quando outro temporal atingiu a cidade e seis pessoas morreram, Crivella anunciou que a prefeitura iria implementar uma mudança nos protocolos de segurança, para que houvesse uma ampliação dos estágios de atenção e assim uma maior operacionalidade do efetivo da prefeitura para conter os impactos das chuvas.

 

No entanto, o prefeito afirmou que essa mudança ainda está em estudo e que a alteração do protocolo das sirenes, já modificado para que uma quantidade menor de chuva, no caso 45 mm, já provoque o acionamento, também pode ser revisto.

 

O prefeito reforçou que os moradores das comunidades onde as sirenes foram acionadas não devem retornar até que a Defesa Civil garanta a segurança das residências. No entanto, Crivella não informou que tipo de assistência tem sido prestada a essas famílias. 

 

Desde o início do temporal, 45 sirenes foram acionadas em 26 comunidades.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo