Petrobras confirma vazamento de óleo na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Publicado em 07/04/2019 - 09:07 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

A Petrobras confirmou que resíduos de óleo provenientes de suas atividades atingiram, desde o início da semana, algumas praias em Arraial do Cabo, Cabo Frio e Búzios, na Região dos Lagos.

 

Em nota, a companhia, disse que, desde o primeiro momento, equipes foram mobilizadas e estão fazendo o monitoramento e a limpeza da área. A nota diz que as causas estão sendo apuradas e os órgãos reguladores foram informados e estão acompanhando os trabalhos.

 

A prefeitura de Arraial do Cabo, que teve o maior número de praias atingidas pela mancha de óleo, informou que continua a limpeza na areia da Prainha e no Pontal do Atalaia, com a participação de mais de 40 voluntários e equipes da Petrobras, além de equipamentos e técnicos. Segundo a Prefeitura, grande parte do óleo que chegou à areia já foi recolhida.

 

O secretário do Ambiente de Arraial do Cabo, Arildo Mendes, disse que duas operações, com o auxílio de drones, foram feitas no mar e na areia, em pontos específicos das praias. Mendes ressaltou que não existe problema de balneabilidade e que a água do mar está própria para o banho e para a pesca.

 

A Secretaria de Meio Ambiente e Pesca de Búzios informou que está em contato permanente com o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello, da Petrobras, com técnicos da Bacia de Campos e empresas que assessoram a Petrobras em ocorrências de vazamento de óleo no mar.

 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Búzios, Hamber Carvalho, não há motivo para alarde. A quantidade de óleo encontrado no litoral de Búzios, segundo ele, é pequena e seu deslocamento está sendo monitorado.

 

Em nota, o Ibama disse que a mancha de óleo atingiu também a Praia das Conchas, em Cabo Frio. E que o Ibama solicitou apoio à Petrobras para limpeza das praias atingidas, recolhimento de óleo no mar, sobrevoo, monitoramento e resgate de fauna.

 

*Com informações da Agência Brasil

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo