logo Radioagência Nacional
Geral

Empresa de aluguel de patinete elétrico suspende operação na orla do Rio

Rio de Janeiro
Baixar
Ícaro Matos
21/05/2019 - 09:28
Rio de Janeiro

Umas das três empresas que alugam patinetes elétricos na cidade do Rio de Janeiro decidiu suspender por tempo indeterminado as operações.

 

A Tembici, que oferecia o serviço em parceria com a Petrobras Distribuidora, informou em nota, que desde a última sexta-feira (17), os cerca de 500 patinetes que estavam disponíveis para uso na orla da zona sul da capital fluminense, entre o Leme e o Leblon, foram retirados das ruas.

 

O comunicado, divulgado nessa segunda-feira (20), também explica que a decisão de suspender o serviço foi tomada em conjunto pelas duas empresas – Tembici e Petrobras Distribuidora – para que seja feita uma reavaliação da utilização do meio de transporte, considerando as especificidades do trânsito e das vias públicas.

 

A Tembici destacou que a segurança dos usuários e pedestres é ponto incontestável na condução dos projetos que ela desenvolve.

 

A empresa diz ainda que, em todas as estações de aluguel do equipamento, havia promotores que forneciam aos usuários capacetes e instruções sobre segurança, respeito à legislação e aos pedestres.

 

A Tembici também informou que durante os seis meses de funcionamento do projeto Patinete Petrobras, não foi reportado nenhum acidente grave na utilização do equipamento.

 

O uso do patinetes ainda não é regulamentado no Rio de Janeiro, mas pelo menos dois projetos com esse objetivo estão tramitando na Assembleia Legislativa e a prefeitura da capital fluminense também está trabalhando para criar normas específicas para o uso do equipamento.

 

As empresas Yellow e Grin continuam oferecendo o serviço de aluguel de patinetes elétricos em parte da zona sul e do centro da capital fluminense.

x