Brumadinho: análises mostram que rio Paraopeba pode ser recuperado

Vale

Publicado em 06/06/2019 - 15:05 Por Ícaro Matos - Rio de Janeiro

O rio Paraopeba, afetado pelo rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, no interior de Minas Gerais, poderá ser recuperado. É o que diz o resultado de uma análise feita pela mineradora e pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas, o Igam.

 

O estudo mostra que alguns pontos do rio Paraopeba começaram a voltar a sua condição original, observada antes da tragédia, que deixou mais de 200 mortos, em janeiro deste ano.

 

Ainda de acordo com a Vale, uma das certezas de que o rio pode ser recuperado veio dos testes de ecotoxicologia, que medem os efeitos dos elementos químicos em organismos sensíveis a alterações ambientais.

 

As análises mostram que a toxicidade crônica em seres vivos, na água, ficou restrita à região do rompimento e aos primeiros 40 quilômetros do Paraopeba.

 

Além disso, foram verificadas reduções nas concentrações dos metais na água, nos últimos meses.

 

Desde o fim de março, o Igam não detecta níveis de mercúrio e chumbo acima dos limites legais nas águas do Paraopebas. A presença desses metais pesados foi o que levou a proibição da captação direta e uso da água do rio, medida que ainda é mantida de forma preventiva.

 

Ainda de acordo com a Vale, os sedimentos chegaram a pouco mais de 300 quilômetros de distância da barragem e não atingiram rio São Francisco.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo