A Prefeitura de Manaus anunciou situação de emergência na cidade em função das cheias.
O nível do Rio Negro está, nesta terça-feira (4), em 29 metros e 11 centímetros. Quinze bairros estão com o monitoramento redobrado e 2,2 mil famílias podem ser afetadas pelas enchentes.
O secretário-executivo da Defesa Civil de Manaus, Cláudio Belém, afirma que as ações de monitoramento e construção de pontes serão reforçadas.
Sonora: “A gente já está tendo informações de que existem algumas casas com piso alagado. Então, a gente já está monitorando, e a secretaria, a Semasc, já está acompanhando essa situação, porque muito provavelmente essas famílias vão sair para o auxílio-aluguel.”
Manaus também receberá assistência da Defesa Civil do Amazonas, que iniciou esta semana a segunda etapa do plano de resposta às cheias. Serão atendidos 31 municípios banhados pelas calhas do Alto Solimões e do Amazonas.
A assistência da Defesa Civil estadual se concentra na resposta humanitária, com fornecimento de cestas básicas, kit higiene, colchões e kit dormitório suspenso, com rede, mosquiteiro e lençol.
Na primeira etapa do plano de resposta às cheias no Amazonas, foram atendidos 15 municípios e 118 mil pessoas.