Cães que ajudaram em resgate de corpos em Brumadinho são monitorados para avaliar intoxicação

Bombeiros de 4 patas

Publicado em 08/07/2019 - 17:19 Por Graziele Bezerra - Brasília

O melhor amigo do homem tem sido também o melhor amigo dos bombeiros de Minas Gerais desde o rompimento da barragem em Brumadinho, em janeiro deste ano. Na última semana, eles ajudaram a resgatar mais dois corpos da lama.

 

Mas, em alguns casos, eles também se tornam vítimas. Em entrevista à Rádio Nacional, a veterinária da Brigada Animal do estado, Vânnia Nunes, conta que muitos cães sofreram intoxicações.

 

Sonora: Diferentemente dos humanos que podem usar equipamentos de proteção, os cães são imprescindíveis nesse tipo de resgate e não podem usar equipamentos para não prejudicar o faro. A gente não consegue fazer a limpeza e a descontaminação desses animais de forma completa”.

 

Segundo a veterinária, como ainda não existem estudos suficientes para medir o nível de toxidade que atinge os cães que têm contato com rejeitos químicos, técnicos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estão monitorando os bombeiros de quatro patas que ainda estão na missão.

 

Sonora: “Hoje o que está sendo feito é o monitoramento em algumas bases de onde vieram esses animais. São animais que estão sendo monitorados pra gente tentar entender o que está acontecendo.”

 

A última atualização da Defesa Civil de Minas Gerais mostra que 248 pessoas morreram na tragédia de Brumadinho e 22 continuam desaparecidas.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo
Geral

Brasil investe em infovias pelo Oceano Pacífico para melhorar internet

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou acordo com o governo colombiano para que a infraestrutura da internet brasileira tenha mais possibilidades de se conectar com o restante do mundo.

Baixar arquivo