Todo ano é a mesma coisa: é só chegar a época de frio e seca para os incêndios no cerrado começarem. Para se ter uma ideia, do dia 1º de janeiro a 7 de julho foram registrados quase 1,600 incêndios florestais. O número é menor que o de 2018, quando foram registrados quase 2.500, no mesmo período, mas ainda preocupa.
O Governo do Distrito Federal (GDF) já decretou Estado de Emergência Ambiental e começou a instalação de reservatórios de água em alguns pontos de vegetação.
A ideia é preservar as unidades de conservação, que são áreas que carecem de maior proteção por terem características especiais, como o cerrado, e melhorar o trabalho dos bombeiros na contenção de queimadas.
O primeiro reservatório será instalado na Floresta Nacional de Brasília e terá capacidade para 80 mil litros de água.
Mais duas caixas d’água serão instaladas no Jardim Botânico e na Área Alfa da Marinha, com capacidade para 30 mil litros, cada.
A água dos reservatórios virá de córregos ou rios da região, para que não seja necessário usar a rede de abastecimento e nem gastar água potável.
A previsão é de que até o início de 2020, dez unidades de conservação recebam os equipamentos necessários da Caesb.
É sempre bom lembrar que o número dos bombeiros está sempre disponível para que as pessoas avisem sobre queimadas e incêndios. O telefone é o 193.