Justiça determina soltura de irmãos do senador Omar Aziz, ex-governador do Amazonas
A Justiça determinou a soltura de dois irmãos do senador Omar Aziz, detidos na última sexta-feira (19) pela Polícia Federal. O prazo das prisões preventivas de Amin e Manssur Aziz expirou ontem.
A esposa de Omar, Nejmi Aziz, também foi liberada, mas por uma decisão judicial que considerou genéricas as alegações usadas para a prisão. Um dos irmãos do senador, Murad Aziz, permanece preso por conta de acusações em outros processos.
As investigações sobre a família Aziz começaram em 2014 e, de acordo com a Polícia Federal, apontam para a existência de um esquema de corrupção durante a gestão de Omar Aziz à frente do governo do Amazonas.
O senador prestou depoimento na Polícia Federal na terça-feira e negou as acusações.
A prisão dos irmãos e da esposa do ex-governador ocorreram no âmbito da Operação Vertex, que é uma espécie de nova fase da Operação Maus Caminhos.
A Polícia Federal considera que atingiu o ápice da organização criminosa. Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e 18 de bloqueio de contas. A operação também apreendeu 16 veículos, sendo um deles uma Mercedes Benz avaliada em 300 mil reais.