Morre no Rio, aos 98 anos, a atriz Ruth de Souza

Luto

Publicado em 28/07/2019 - 15:33 Por Cynthia Cruz - Rio de Janeiro

Morreu neste domingo (28), no Rio, a atriz Ruth de Souza. Ela tinha 98 anos e estava internado no cti de um hospital particular, na zona sul da cidade, onde deu entrada por conta de uma pneumonia.

 

Referência na dramaturgia brasileira, ruth de souza levantou a voz para que artistas negros como ela tivessem protagonismo, principalmente nas telenovelas. Carioca, ela nasceu em 12 de maio de 1921, no bairro do engenho de dentro, na zona norte.

 

Com atuações no teatro, cinema e na televisão, dona ruth de souza abriu espaços para muitos artistas de sua geração e semeou um campo fértil para as gerações futuras. Sua principal vitrine foi a TV Globo, onde ingressou em 1968 e esteve em cena em 20 novelas.

 

Este ano, já em cadeira de rodas, a atriz foi tema da escola de samba santa cruz, agremiação do grupo de acesso do rio, que desfilou na sexta-feira de carnaval. Já nesta época ela enfrentava limitações, tendo que se locomover em cadeira de rodas.

 

Mas, mesmo sentada no carro abre alas da escola, ela mostrava imponente o quanto era merecedora da homenagem. Ainda este ano, a atriz poderá ser vista nas telas em trabalho inédito, em que conta a própria vida. Será a estréia do documentário “Diálogos com Ruth de Souza”, projeto dirigido pela cineasta Juliana Vicente.

Últimas notícias
Geral

São Paulo: atividade conscientiza sobre risco de dirigir embriagado

Em São Paulo, uma atividade utilizando um simulador de embriaguez busca conscientizar as pessoas sobre o risco de dirigir após consumir bebidas alcoólicas.

Baixar arquivo
Geral

EBC lidera ranking de desempenho de custos entre empresas públicas

Pelo terceiro ano seguido a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) conquistou o primeiro lugar no ranking "Desempenho na Qualidade da Informação de Custos".

Baixar arquivo
Esportes

Na ativa ao 50, Rubinho vibra com filhos mantendo o legado nas pistas

Piloto na F1 por quase 20 anos, veterano segue competindo na Stock Car

Baixar arquivo
Geral

INMET emite alerta de chuvas intensas nas regiões Norte e Nordeste

O risco mais intenso ocorre principalmente em Roraima e na faixa do litoral nordestino, entre Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

A partir do cajueiro, universidade no RN cria um purificador de água

A partir da casca do cajueiro, planta abundante na região, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte desenvolveu um coagulante para resolver o problema de acesso à água potável.

Baixar arquivo
Saúde

Resolução que dispõe sobre telenfermagem é publicada no Diário Oficial

A resolução, publicada nesta segunda-feira, no diário oficial da união, definiu como “telenfermagem” o serviço que agora passa a ser oferecido por meio de plataformas digitais autorizadas.

Baixar arquivo