Morreu neste domingo (28), no Rio, a atriz Ruth de Souza. Ela tinha 98 anos e estava internado no cti de um hospital particular, na zona sul da cidade, onde deu entrada por conta de uma pneumonia.
Referência na dramaturgia brasileira, ruth de souza levantou a voz para que artistas negros como ela tivessem protagonismo, principalmente nas telenovelas. Carioca, ela nasceu em 12 de maio de 1921, no bairro do engenho de dentro, na zona norte.
Com atuações no teatro, cinema e na televisão, dona ruth de souza abriu espaços para muitos artistas de sua geração e semeou um campo fértil para as gerações futuras. Sua principal vitrine foi a TV Globo, onde ingressou em 1968 e esteve em cena em 20 novelas.
Este ano, já em cadeira de rodas, a atriz foi tema da escola de samba santa cruz, agremiação do grupo de acesso do rio, que desfilou na sexta-feira de carnaval. Já nesta época ela enfrentava limitações, tendo que se locomover em cadeira de rodas.
Mas, mesmo sentada no carro abre alas da escola, ela mostrava imponente o quanto era merecedora da homenagem. Ainda este ano, a atriz poderá ser vista nas telas em trabalho inédito, em que conta a própria vida. Será a estréia do documentário “Diálogos com Ruth de Souza”, projeto dirigido pela cineasta Juliana Vicente.
![Rovena Rosa/Agência Brasil São Paulo (SP), 28/04/2023 - O motorista de aplicativo Jonas Ferreira fala sobre os prós e contras do trabalho autônomo. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil São Paulo (SP), 11/03/2024 - Acampamento dos refugiados afegãos com visto humanitário que esperam por abrigo no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Gabinete presidencial/divulgação via Reuters/Proibida reprodução O presidente sul-coreano Yoon Suk Yeol em Seul, Coreia do Sul
03/12/2024
Gabinete presidencial/divulgação via Reuters/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil Uso de câmeras acopladas aos uniformes de policiais militares do estado de São Paulo para registro das suas ações, implementada em 18 unidades, ajudou a reduzir violência policial,trazendo resultados emblemáticos.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)