Morre no Rio, aos 98 anos, a atriz Ruth de Souza

Luto

Publicado em 28/07/2019 - 15:33 Por Cynthia Cruz - Rio de Janeiro

Morreu neste domingo (28), no Rio, a atriz Ruth de Souza. Ela tinha 98 anos e estava internado no cti de um hospital particular, na zona sul da cidade, onde deu entrada por conta de uma pneumonia.

 

Referência na dramaturgia brasileira, ruth de souza levantou a voz para que artistas negros como ela tivessem protagonismo, principalmente nas telenovelas. Carioca, ela nasceu em 12 de maio de 1921, no bairro do engenho de dentro, na zona norte.

 

Com atuações no teatro, cinema e na televisão, dona ruth de souza abriu espaços para muitos artistas de sua geração e semeou um campo fértil para as gerações futuras. Sua principal vitrine foi a TV Globo, onde ingressou em 1968 e esteve em cena em 20 novelas.

 

Este ano, já em cadeira de rodas, a atriz foi tema da escola de samba santa cruz, agremiação do grupo de acesso do rio, que desfilou na sexta-feira de carnaval. Já nesta época ela enfrentava limitações, tendo que se locomover em cadeira de rodas.

 

Mas, mesmo sentada no carro abre alas da escola, ela mostrava imponente o quanto era merecedora da homenagem. Ainda este ano, a atriz poderá ser vista nas telas em trabalho inédito, em que conta a própria vida. Será a estréia do documentário “Diálogos com Ruth de Souza”, projeto dirigido pela cineasta Juliana Vicente.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Correios fazem leilão de 701 mil itens a partir de segunda-feira (27)

São os chamados refugos, ou seja, produtos que continuam aos cuidados dos Correios, mesmo após várias tentativas de entrega aos destinatários.

Baixar arquivo
Geral

Novo aplicativo do Bolsa Família já tem 200 mil downloads

Quem ainda não tem o aplicativo, pode fazer o download nas lojas virtuais para os sistemas IOS e Android.

Baixar arquivo
Cultura

80% da população ainda ouve rádio, diz pesquisa

É o que aponta o estudo Inside Radio 2021, da Kantar IBOPE Media. E mesmo aumentando a audiência das rádios pelo celular, as pessoas preferem é escutar no aparelho de rádio tradicional.

Baixar arquivo
Cultura

Nova edição da ViradaSP começa neste sábado em Mogi das Cruzes (SP)

Na programação de hoje estão apresentações do rapper Rael, da cantora Adriana Moreira e do cantor e contador de causos Rolando Boldrin, no quadro Rolando Prosa.

Baixar arquivo
Economia

Caixa inicia pagamento da sexta parcela do Auxílio Emergencial

Saques em dinheiro e transferências bancárias para quem nasceu em maio serão liberados no dia 8 de outubro. Valores podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem.

Baixar arquivo
Economia

Fim de ano pode gerar 94 mil vagas de empregos temporários, diz CNC

O cálculo é da CNC, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Economista alerta que a previsão depende do controle da pandemia.

Baixar arquivo