Multiparentalidade: 45 mil reconhecimentos já foram registrados em cartórios no Brasil

Multiparentalidade

Publicado em 17/08/2019 - 09:01 Por Renata Martins - Brasília

Laços familiares que vão além dos vínculos biológicos fazem parte da vida amazonense Caroline Vitória, de 11 anos de idade.

 

Filha biológica de Renato Lima e Janete de Menezes, a menina também tem como figura paterna, Charles Heraldo, atual companheiro da mãe.

 

Caroline mora e compartilha as atividades do dia-a-dia com Charles desde quando tinha quatro anos. A menina chama o companheiro da mãe de pai.

 

O pai biológico, por sua vez, reconhece ter perdido o contato com a filha, mesmo pagando a pensão alimentícia a que a menina tem direito.

 

Este mês, um acordo foi formalizado e Caroline já pode ter o nome dos dois pais no registro de nascimento.

 

A medida só foi possível porque uma norma do Conselho Nacional de Justiça facilita o reconhecimento voluntário e a averbação da paternidade e maternidade socioafetiva.

 

Com a alteração no registro, os dois pais passam a ter legalmente os mesmos direitos e deveres com a criança.

 

A defensora pública do Amazonas, Carolina Carvalho, afirma que o reconhecimento pode ser feito diretamente no cartório, não sendo necessário entrar com ação judicial.

 

Para isso, é necessário o preenchimento de alguns requisitos.

 

Sonora: ''Precisa ser maior de 18 anos. Se o filho for maior de 12 anos, o reconhecimento da paternidade ou maternidade socioafetiva exigirá seu consentimento. Se você não preenche esse requisitos será necessário entrar com uma ação judicial.''

 

Renato, pai biológico de Caroline Vitória, fala que não abriria mão da paternidade mas que pensou no bem da filha.

 

A Jornalista Waleiska Fernandes também utilizou a norma da multiparentalidade. Ela afirma que o processo a ajudou a construir uma nova relação com os pais biológicos das duas filhas e trouxe tranquilidade para a nova família.

 

Segundo a Associação dos Notários e Registradores do Brasil, desde a publicação da normativa do CNJ, em novembro de 2017, até abril deste ano, foram realizadas quase 45 mil averbações de paternidade ou maternidade socioafetiva por todo o país.

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo