Acre registra 5 mortes por meningite em 2019; casos suspeitos somam 48

Saúde Pública

Publicado em 10/09/2019 - 15:07 Por Renata Martins - Brasília

O Acre confirmou a quinta morte por meningite este ano.

 

O caso mais recente foi de uma professora do município de Epitaciolândia, que morreu na última quinta-feira (5). A mulher foi diagnosticada em agosto com meningite fúngica e estava internada no Hospital das Clínicas, em Rio Branco.

 

De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado, no dia 5 de setembro, além dos cinco óbitos, o Acre registrou 48 casos suspeitos da doença. Treze foram confirmados.

 

Nesse domingo (8), mais um caso foi registrado. Uma advogada deu entrada no Uerb, o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco, com sintomas da doença. Os primeiros exames realizados deram positivo para meningite bacteriana.

 

De acordo com a coordenadora da Área Técnica das Meningites da Secretaria de Saúde, Helena Catão, a paciente está internada no isolamento da emergência clínica.

 

A coordenadora afirma que os casos estão dentro do esperado. A principal preocupação é a ocorrência de casos secundários relacionados.

 

Helena Catão ressalta que a melhor e mais eficiente forma de prevenir a meningite é a vacinação.

 

As vacinas disponíveis no serviço público são a BCG, que deve ser aplicada ao nascer; a pentavalente e a pneumocócica 10 valente, aos dois meses de idade, além da Meningocócica conjugada, com a primeira dose aos três meses, podendo ser administrada também em dose única, em adolescentes de 11 a 14 anos.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo