Atingidos por grandes focos de incêndio, 14 municípios de Mato Grosso decretam estado de emergência
Três grandes focos de incêndio permanecem ativos em Mato Grosso. Eles estão localizados nas proximidades dos municípios de Nobre, Barra do Garças, na região do Araguaia, e Cáceres, na Serra de Santa Bárbara. As chamas atingem a floresta e também áreas urbanas.
Os bombeiros atuam em parceria com a Defesa Civil, que também presta assistência aos 14 municípios que, nas últimas duas semanas, decretaram estado de emergência por conta das queimadas.
Marcelo Reveles, superintendente de Proteção e Defesa Civil de Mato Grosso, afirma que as chuvas já começaram no estado e devem amenizar a situação.
Sonora: “Lá no extremo norte do estado, Alta Floresta, Apiacás, já está chovendo há uns dias. Aqui no centro do estado, na região de Paranatinga, que tinha sido bastante atingida, começou a chover também. Então, o estado tem tido pancadas de chuva que têm auxiliado muito nos combates.”
O estado de emergência permite que, durante 60 dias, os municípios façam compras de materiais com dispensa de licitação. A Defesa Civil de Mato Grosso vai atuar na reconstrução de casas, fornecimento de água e mantimentos.
A Polícia Civil investiga as causas dos incêndios florestais no estado. Uma pessoa chegou a ser presa em flagrante por atear fogo em área de mata.