Atingidos por grandes focos de incêndio, 14 municípios de Mato Grosso decretam estado de emergência

Estado de emergência

Publicado em 24/09/2019 - 12:37 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

Três grandes focos de incêndio permanecem ativos em Mato Grosso. Eles estão localizados nas proximidades dos municípios de Nobre, Barra do Garças, na região do Araguaia, e Cáceres, na Serra de Santa Bárbara. As chamas atingem a floresta e também áreas urbanas.

 

Os bombeiros atuam em parceria com a Defesa Civil, que também presta assistência aos 14 municípios que, nas últimas duas semanas, decretaram estado de emergência por conta das queimadas.

 

Marcelo Reveles, superintendente de Proteção e Defesa Civil de Mato Grosso, afirma que as chuvas já começaram no estado e devem amenizar a situação.

 

Sonora: “Lá no extremo norte do estado, Alta Floresta, Apiacás, já está chovendo há uns dias. Aqui no centro do estado, na região de Paranatinga, que tinha sido bastante atingida, começou a chover também. Então, o estado tem tido pancadas de chuva que têm auxiliado muito nos combates.”

 

O estado de emergência permite que, durante 60 dias, os municípios façam compras de materiais com dispensa de licitação. A Defesa Civil de Mato Grosso vai atuar na reconstrução de casas, fornecimento de água e mantimentos.

 

A Polícia Civil investiga as causas dos incêndios florestais no estado. Uma pessoa chegou a ser presa em flagrante por atear fogo em área de mata.

Últimas notícias
Geral

Senado cria comissão para acompanhar ações no RS

Segundo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a Comissão vai acompanhar as medidas do executivo estadual e federal e centralizar as iniciativas legislativass. Entre elas a viabilização de recursos para ajudar o governo do estado e prefeituras e a análise da suspensão da dívida do Rio Grande do Sul com a União.

Baixar arquivo
Geral

Defesa Civil: chuvas no Rio Grande do Sul já provocaram 85 mortes

Levantamento da Defesa Civil mostra que 1,4 milhão de pessoas foram afetadas ou estão desabrigadas ou desalojadas.

Baixar arquivo
Internacional

Hamas aceita proposta de cessar-fogo; Israel nega ter concordado

Já era início da noite em Gaza quando chegou a notícia de que o Hamas havia concordado com um cessar-fogo. Multidões foram às ruas comemorar em vários pontos, como em Rafah, no sul.

Baixar arquivo
Geral

Governo federal cria escritório de monitoramento no Rio Grande do Sul

O local em Porto Alegre vai centralizar as ações do apoio federal ao estado na recuperação dos danos causados pelas chuvas.

Baixar arquivo
Política

Lula assina projeto para agilizar ações de apoio ao Rio Grande do Sul

O projeto de decreto legislativo foi assinado na sala de situação, no Palácio do Planalto, e passará por aprovação do Congresso Nacional. 

Baixar arquivo
Geral

Inmet divulga alerta de “grande perigo”, com mais uma onda de calor

A onda de calor, que elevará temperaturas em até 5°C, vai afetar, sobretudo, os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Baixar arquivo