Crescem chamadas ao Samu para evitar tentativas de suicídio no Distrito Federal

Setembro Amarelo

Publicado em 11/09/2019 - 18:45 Por Larissa Abreu* - Brasília

Cresceu o número de chamadas ao Samu para evitar tentativas de suicídio no Distrito Federal. De acordo com o Núcleo de Saúde Mental do Samu, apenas no primeiro semestre deste ano foram atendidas 792 ocorrências de pessoas que tentaram tirar a própria vida no DF. São 114 a mais do que no mesmo período de 2018.

 

Também subiu de 171 para 219 o número de atendimentos para ideação suicida, que é quando uma pessoa planeja a própria morte.

 

Para o psicólogo Bruno Smith, esse aumento no número de chamadas é resultado das campanhas de prevenção, que incentivam a população a buscar ajuda.

 

“As pessoas estão mais bem informadas, têm se falado mais sobre isso, mais campanhas contra o suicídio e a favor da vida, e por esse motivo as pessoas tem recorrido mais ao nosso serviço”.

 

Segundo Smith, Brasília é a primeira cidade do país a receber os serviços do Núcleo de Saúde Mental do Samu. A equipe, composta por psiquiatra, psicólogo, assistente social e enfermeiro, atendem demandas relacionadas a transtornos mentais considerados graves.

 

“Como o Samu é um serviço de urgência e emergência, a equipe não vai para qualquer transtorno mental. Alguns transtornos menos graves a gente só orienta. A gente vai mesmo para os casos em que existe risco iminente à vida do paciente ou de pessoas próximas a ele”.

 

O suicídio pode ser prevenido. E o primeiro passo para evitar que ele aconteça é procurar ajuda profissional. Você pode buscar apoio em unidades básicas de saúde, centros de atendimento psicossocial e também no Centro de Valorização da Vida por meio do telefone 188.

 

*Estagiária, com supervisão de Gláucia Gomes

Últimas notícias
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo