Incêndio em Alter do Chão foi controlado, mas brigadistas e bombeiros seguem em alerta
Incêndio na região de Alter do Chão, em Santarém, foi extinto nessa terça-feira (17). Brigadistas e bombeiros seguem em alerta.
Foram quatro dias de intenso combate às chamas.
A força-tarefa envolveu 57 bombeiros, 20 brigadistas e 150 militares do Exército.
Entre sábado (14) e domingo (15), cerca de 435 hectares foram queimados.
Nesta terça-feira (17), o governo do Pará anunciou a extinção do incêndio em Alter do Chão. O brigadista João Romano afirma que os principais focos estão controlados, mas lembra que os incêndios florestais são ocorrências complexas e de difícil finalização.
O fogo na região de Alter do Chão começou sábado (14) em área de mata conhecida como Capadócia, que fica entre a localidade de Ponta de Pedras e a vila de Alter do Chão.
A Polícia Civil e o Ministério Público investigam as causas e os possíveis responsáveis pelo incêndio. As altas temperaturas e a vegetação seca contribuíram para a propagação do fogo.
Alter do Chão é um balneário formado por inúmeras ilhas e praias, conhecido por turistas como Caribe Amazônico. Setembro é um dos meses com maior movimentação turística e o temor era de que o incêndio, além de devastar a floresta, trouxesse prejuízos econômicos e à saúde da comunidade.
* Com colaboração de Renata Martins.