PF faz outra operação no Ceará contra facção criminosa; mais de 60 já foram presos
A Polícia Federal (PF) realizou nesta quinta-feira (26) operação no Ceará contra facção criminosa que promove ataques no estado.
Um dos mandados de prisão já cumpridos foi contra o fundador da facção criminosa responsável pelos ataques no Ceará.
O homem de 45 anos de idade, natural de Umbuzeiro na Paraíba está preso em Pernambuco.
Ao todo, os policiais federais cumpriram 15 mandados de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão, no Ceará e em Pernambuco.
Os suspeitos também são apontados como os responsáveis pela ordem e a execução dos ataques a três torres de transmissão da Chesf, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco, ocorridos em 1º de abril deste ano, na grande Fortaleza.
Segundo a Polícia Federal (PF), as ações do grupo criminoso são praticadas sob determinações de lideranças que se encontravam em presídios. As ordens eram planejadas por essas lideranças e executadas por outros integrantes da mesma organização criminosa que se encontram em liberdade.
Um advogado foi preso em flagrante, quando tentava sair de uma unidade prisional de Itaitinga, região metropolitana de Fortaleza, portando bilhetes com mensagens de integrantes de facções criminosa, na terça-feira.
Ontem, o advogado foi suspenso pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Ceará.
A onda de ataques chega ao sexto dia, com registro de incêndios de caminhões, lojas, coletivos e veículos de prestadoras de serviços das companhias de energia e de água e esgoto.
A polícia cearense já capturou mais de 60 pessoas envolvidas em ações criminosas no estado, entre elas 21 menores.