DF testa tecnologia que permite controle diário de consumo de água pela internet

Pela internet

Publicado em 28/10/2019 - 16:50 Por Daniel Costa* - Brasília

Com o objetivo de melhorar o acompanhamento do consumo de água no Distrito Federal, a Caesb, a Companhia de Saneamento Ambiental do DF, está implantando o primeiro sistema de telemetria em grande escala do país.

 

A telemetria é uma tecnologia que usa um dispositivo eletrônico para medir o consumo de água.

 

Diferente do método tradicional, o sistema lê o consumo do hidrômetro quatro vezes por dia, e utiliza a rede de telefonia celular para enviar as informações para o banco de dados da Caesb.

 

De acordo com o gestor de Hidrômetros da Caesb, André Cherulli, a vantagem é que com a telemetria, o consumo de água pode ser monitorado diariamente, permitindo que os dados sejam coletados de forma mais eficiente.

 

“É uma tecnologia em que a gente capta as leituras dos hidrômetros e transmite para o sistema da Caesb, onde a gente pode fazer a gestão dos dados e fazer as melhorias operacionais. É um equipamento a bateria que usa baixa potência e consegue transmitir a um grande alcance”.

 

A telemetria está em fase de testes no Jardins Mangueiral, em São Sebastião, e no Lago Norte.

 

No momento, cerca de 2 mil clientes já contam com a tecnologia, mas segundo a Caesb, o objetivo é que o sistema seja expandido para cerca de 6 mil clientes.

 

*Estagiário, com supervisão de Jéssica Gonçalves

Últimas notícias
Direitos Humanos

Sesai diz estar comprometida com medidas para saúde indígena

Entre as medidas que deverão ser adotadas pela Secretaria de Saúde Indígena, estão: expandir a telemedicina; capacitar o corpo técnico do Subsistema de Saúde Indígena; e melhorar a articulação entre os órgãos do Poder Executivo.

Baixar arquivo
Política

Ex-deputado Wladimir Costa é preso pela PF em Belém

A prisão preventiva de Wladimir Costa ocorreu por causa da prática reiterada de crimes eleitorais de violência política contra uma deputada federal, por meio das redes sociais.

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal suspende agendamento online de passaportes

Uma tentativa de invasão hacker, no início da semana, fez a Polícia Federal suspender o agendamento online para solicitação de emissão de passaporte. O serviço vai ser retomado depois que a integridade dos sistemas da forem verificados. 

Baixar arquivo
Geral

Embarcação encontrada com nove corpos no Pará ia para Ilhas Canárias

De acordo com a Polícia Federal, o barco provavelmente saiu da Mauritânia, na África, e desviou por uma corrente marítima, chegando ao Brasil. O arquipélago espanhol é usado como rota migratória para a Europa.

Baixar arquivo
Geral

Frente fria deve derrubar temperaturas no Sul do Brasil, diz Inmet

A meteorologista do Inmet Dayse Moraes diz que o frio vai pegar os três estados do Sul do Brasil, parte do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro

Baixar arquivo
Geral

Pastor é indiciado pelo crime de intolerância religiosa

O pastor evangélico Felippe Valadão, da Igreja Lagoinha, em Niterói, região metropolitana do Rio, foi indiciado pelo crime de intolerância religiosa. Ele começou a ser investigado depois de fazer discurso, em um evento oficial da Prefeitura de Itaboraí, em maio de 2022, que também foi transmitido pelas redes sociais.

Baixar arquivo