Um novo sistema de reconhecimento facial dos condutores no processo de emissão da CNH - Carteira Nacional de Habilitação - foi implantado no Amazonas.
A ferramenta é agregada à coleta biométrica e tem o objetivo de impedir possíveis fraudes no documento. A ação faz parte de uma mudança estabelecida pelo Denatran, Departamento Nacional de Trânsito, e foi implementada este mês pelo Detran Amazonas e pela empresa de Processamento de Dados do estado.
A iniciativa vai permitir que o governo do Amazonas tenha acesso a um banco nacional de imagens de condutores, por meio de parceria com o Denatran e o Serpro - Serviço Federal de Processamento de Dados.
Sempre que for iniciado um processo de renovação da CNH; emissão de 2ª via; troca de categoria ou reabilitação e transferência de unidade da Federação, a foto do condutor será enviada ao Serpro, para verificação do percentual de semelhança com os registros anteriores feitos pelo Detran estadual.
Quando a semelhança for menor que 90%, o Serpro vai bloquear temporariamente o processo solicitado, para que um agente de trânsito avalie se a foto é ou não do condutor.
Outros estados também receberam o sistema. O reconhecimento facial deverá estar em funcionamento em mais 12 estados antes do fim de novembro.