Plenário do CNJ inicia julgamento de magistrado que acusou Gilmar Mendes de receber propina

CNJ

Publicado em 08/10/2019 - 22:09 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

O plenário do CNJ, Conselho Nacional de Justiça, começou a apreciar nesta terça-feira o voto do relator de um processo administrativo disciplinar contra o juiz eleitoral Glaucenir Silva de Oliveira, de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro.

 

Em áudio para um grupo de magistrados no WhatsApp, divulgado em 2017, ele teria acusado o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes de receber propina para conceder liberdade ao ex-governador Anthony Garotinho.

 

O relator do processo no CNJ, conselheiro Arnoldo Hossepian, considera a falta grave. Em voto apresentado nesta terça-feira, ele recomendou pena de advertência e censura, além de remoção compulsória do juiz da comarca onde atua.

 

“No caso concreto não se pode negar que a conduta é grave, na medida em que o processado imputou conduta criminosa a um ministro do Supremo Tribunal Federal, ciente de que não poderia prová-la, além de ter desconstruído a imagem do magistrado vítima perante os integrantes dos grupos de mídia eletrônica. Conduta que inclusive lhe rendeu repercussão na esfera civil e penal”.

 

Presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal, o ministro Dias Toffoli pediu vista do processo, que será incluído na pauta da próxima reunião do colegiado.

 

Decisão do Tribunal de Justiça do Rio, de maio deste ano, condenou o juiz Glaucenir de Oliveira a indenizar Gilmar Mendes em R$ 27 mil por danos morais.

 

Em defesa apresentada no tribunal e no CNJ, o magistrado pede perdão pelas acusações feitas contra o ministro e alega que elas ocorreram em grupo fechado de troca de mensagens, tendo sido divulgadas em redes sociais por terceiros.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Ação conjunta promove acesso a benefícios sociais no Rio de Janeiro

Uma parceria do Governo Federal com a com organização não governamental Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro, propõe acelerar o processo de busca ativa de famílias que têm direito aos programas sociais, mas não recebem os benefícios por falta de conhecimento ou informação.

Baixar arquivo
Esportes

Resultados da segunda rodada do Brasileirão

E vamos falar do Campeonato Brasileiro de futebol, complemento da segunda rodada. Tivemos nesta quarta-feira o Grêmio vencendo o Atlético Paranaense por 2 a 0 em Porto Alegre, em Bragança Paulista. O Bragantino bateu Vasco da Gama por 2 a 1.

Baixar arquivo
Geral

Câmara debate regulamentação trabalhista de motoristas de aplicativos

A Câmara começou a discussão sobre a proposta que regulamenta o trabalho de motoristas de aplicativos. Se reuniu em comissão geral antes do projeto de lei ser analisado na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços. E, sempre que se fala sobre isso, a polêmica é grande.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: Entrevista com Marcelo Moutinho

O livro nos conduz a novos universos, estimula a imaginação e a criatividade. E para aqueles que se dedicam à  literatura infantil, foi criado o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Reforma Agrária: a mãe das reformas de base

O Podcast Golpe de 64: Perdas e Danos lança o terceiro episódio da primeira temporada batizada de "Futuro Interrompido". A série que resgata as Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart,  no histórico comício dos 200 mil, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro em 13 de março de 1964.

Baixar arquivo
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo