R$ 200 milhões em crédito são liberados para negócios turísticos afetados por óleo
O Ministério do Turismo liberou R$ 200 milhões em linhas de crédito do Fundo Geral do Turismo para as regiões do litoral nordestino atingidas pelo vazamento de óleo.
O recurso é destinado a pequenos empreendimentos turísticos que possam enfrentar dificuldades em uma possível paralisação ou redução das atividades turísticas na região.
Segundo o ministro Marcelo Álvaro, as condições para pagamento do empréstimo e os prazos vão ser melhores do que os oferecidos em outras linhas para ajudar pequenos empreendimentos.
O empréstimo será liberado pelos bancos da Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Estado de Sergipe.
O Ministério do Turismo informou ainda que o edital para credenciar novos agentes financeiros, especialmente para atendimento à região afetada, será publicado nos próximos dias.
Nessa quinta-feira, o então presidente em exercício, Davi Alcolumbre, anunciou uma Medida Provisória para liberar recursos para prefeituras e governos estaduais afetados pelo desastre ambiental causado pelas manchas de óleo, e também a extensão, em mais 2 meses, do seguro-defeso a 60 mil pescadores da região.
O vazamento de petróleo já atingiu mais de 200 praias em nove estados do Nordeste, mas sua origem ainda não foi identificada pelo governo.