Assassinato de indígena no Maranhão será investigado pela Polícia Federal

Guardiões da Floresta

Publicado em 03/11/2019 - 09:54 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O indígena Paulo Paulino Guajajara foi assassinado nessa sexta-feira (1º) na Terra Indígena Arariboia, no município de Bom Jesus das Selvas, no Maranhão. O indígena fazia parte do grupo denominado Guardiões da Floresta, que faz a proteção do território por conta própria.

 

Segundo relato da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, a APIB, e da secretaria de Direitos Humanos do Estado do Maranhão, dois Guardiões da Floresta teriam caído em uma emboscada promovida por 5 madeireiros e, após intenso tiroteio, o indígena Paulo Paulino Guajajara acabou atingido no rosto.

 

O outro indígena presente foi ferido, mas já recebeu alta hospitalar. Há relatos de que um madeireiro também tenha morrido, mas o corpo ainda não foi encontrado.

 

Em nota, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil afirma que as terras estão sendo invadidas, que as lideranças estão sendo assassinadas e que o Estado está deixando os povos abandonados.

 

Nas redes sociais, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, afirmou que a Polícia Federal vai apurar o caso e que não pouparão esforços para levar os responsáveis à Justiça.

 

Uma equipe de policiais da Superintendência regional da PF foi ao local para averiguar as circunstâncias do assassinato.

 

 

Últimas notícias
Saúde

Saúde diz que Brasil está preparado para enfrentar varíola dos macacos

Marcelo Queiroga disse que o Brasil está preparado para enfrentar a varíola do macacos, chamada de Monkeypox. A estratégia, segundo o ministro, é fortalecer o sistema SUS e monitorar as fronteiras.

Baixar arquivo
Saúde

Ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde toma posse na Anvisa

O novo diretor da Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Daniel Meirelles Fernandes Pereira, tomou posse nesta sexta-feira.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: o Sistema de Radiodifusão Educativa

Os anos 1980 podem ser considerados a “Era de Ouro das rádios educativas”. Nessa época, a ideia de construção de uma rede de emissoras de caráter cultural e educativo foi materializada com a criação, em 1983, do SINRED, o Sistema Nacional de Radiodifusão Educativa.

Baixar arquivo
Cultura

Eduardo Giannetti é o novo imortal da Academia Brasileira de Letras

O escritor, professor e economista Eduardo Giannetti tomou posse nesta sexta-feira como o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras. Giannetti ocupa a Cadeira 2, sucedendo ao filósofo e professor Tarcísio Padilha, que faleceu no ano passado.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça do Rio mantém prisão de filha acusada de aplicar golpe na mãe

A Justiça do Rio manteve a prisão temporária da atriz Sabine Boghici, acusada de aplicar um golpe milionário na mãe de 82 anos, viúva do colecionador de arte Jean Boghici.

Baixar arquivo
Segurança

Deputado cassado Valdevan Noventa é investigado pela polícia de SP

O ex-deputado federal Valdevan é presidente licenciado do Sindmotoristas, o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de ônibus de São Paulo. Ele e outros diretores do sindicato são investigados por extorsão e lavagem de dinheiro.

Baixar arquivo