Confira dicas de segurança para evitar acidentes com raios

Temporais no Tocantins

Publicado em 21/11/2019 - 18:52 Por *Larissa Abreu - Brasília

Cerca de 400 postes foram derrubados no Tocantins por fortes temporais desde o final de setembro. O levantamento é da concessionária de energia elétrica Energisa.


Segundo a empresa, nesse período, as rajadas de vento chegaram a 90km por hora, conforme registros do Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.


Os estragos foram registrados nos municípios de Divinópolis, Palmas, Paraíso e Nova Rosalândia.


De acordo com Alberto Cunha, gerente de Construção e Manutenção da Energisa, durante um temporal é importante a população ficar atenta e tomar algumas medidas para garantir a segurança e evitar perdas materiais dentro de casa.


Sonora Alberto Cunha: Quando estiverem dentro de casa, e começarem as tempestades de raios principalmente, tirar os equipamentos que não estiverem utilizando da tomada. Outra precaução: um raio não entra só pela rede elétrica. Ele pode atingir as antenas de televisão, o fio do telefone, quando o telefone é com fio, então tudo isso é uma fonte que pode entrar um raio para a casa da pessoa. Então é tirar da tomada, desconectar a antena, o telefone, até que a tempestade passe.


Em áreas abertas, a recomendação é procurar um lugar seguro para se abrigar e não ficar próximo a estruturas metálicas, como torres de energia e telefonia, e também embaixo de árvores.


Caso ocorram situações que envolvam a rede elétrica, o consumidor pode entrar em contato com a Energisa por meio do telefone 0800 72 13 330.

 

*estagiária com supervisão de Bianca Paiva

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo