Confira dicas de segurança para evitar acidentes com raios

Temporais no Tocantins

Publicado em 21/11/2019 - 18:52 Por *Larissa Abreu - Brasília

Cerca de 400 postes foram derrubados no Tocantins por fortes temporais desde o final de setembro. O levantamento é da concessionária de energia elétrica Energisa.


Segundo a empresa, nesse período, as rajadas de vento chegaram a 90km por hora, conforme registros do Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.


Os estragos foram registrados nos municípios de Divinópolis, Palmas, Paraíso e Nova Rosalândia.


De acordo com Alberto Cunha, gerente de Construção e Manutenção da Energisa, durante um temporal é importante a população ficar atenta e tomar algumas medidas para garantir a segurança e evitar perdas materiais dentro de casa.


Sonora Alberto Cunha: Quando estiverem dentro de casa, e começarem as tempestades de raios principalmente, tirar os equipamentos que não estiverem utilizando da tomada. Outra precaução: um raio não entra só pela rede elétrica. Ele pode atingir as antenas de televisão, o fio do telefone, quando o telefone é com fio, então tudo isso é uma fonte que pode entrar um raio para a casa da pessoa. Então é tirar da tomada, desconectar a antena, o telefone, até que a tempestade passe.


Em áreas abertas, a recomendação é procurar um lugar seguro para se abrigar e não ficar próximo a estruturas metálicas, como torres de energia e telefonia, e também embaixo de árvores.


Caso ocorram situações que envolvam a rede elétrica, o consumidor pode entrar em contato com a Energisa por meio do telefone 0800 72 13 330.

 

*estagiária com supervisão de Bianca Paiva

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Fiocruz celebra 122 anos com histórias de sucesso e projetos de futuro

Em 122 anos a fundação cresceu e está presente em todas as cinco regiões do Brasil, com núcleos em dez estados, além do Distrito Federal e ainda tem parcerias com instituições científicas de 50 países.

Baixar arquivo
Saúde

Amazonas: Oftalmologia Humanitária realizará cirurgias e doará óculos

Os moradores dos municípios de Barcelos, Santa Isabel e Novo Airão, no Amazonas vão receber atendimentos oftalmológicos de graça a partir deste domingo até o dia 7 de junho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

ONU pede investigação "célere e completa" sobre morte em ação da PRF

Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, morreu depois de ser colocado por agentes da PRF dentro de uma viatura de onde saía muita fumaça. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar a causa da morte como asfixia..

Baixar arquivo
Geral

Ao menos 33 pessoas morrem por causa das chuvas em Pernambuco

Uma única ocorrência neste sábado causou 19 óbitos: um deslizamento de barreira em uma comunidade na zona sul do Recife.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Dia da Dignidade Menstrual alerta para falta de acesso a itens básicos

Este sábado (28) é o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, data que chama a atenção para a urgência de se garantir o acesso a itens de higiene, infraestrutura adequada e informação.

Baixar arquivo
Economia

Por liminar, justiça suspende demissões na Caoa Chery em Jacarei - SP

Segundo decisão da justiça do trabalho as dispensas coletivas precisam de prévia negociação considerando o impacto social que causam. A empresa tem prazo de cinco dias para o cumprimento da medida sob pena de multa de R$ 50 mil por dia. 

Baixar arquivo