Construção de Museu da Bíblia em Brasília gera polêmica

Projeto de Oscar Niemeyer

Publicado em 07/11/2019 - 18:38 Por Dayana Vitor - Brasília

A construção do Museu da Bíblia, no Eixo Monumental, um projeto de Oscar Niemeyer, está gerando polêmica. O Colegiado de Entidades Distritais de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal divulgou nota na qual expressa preocupações, porque o arquiteto não pode mais acompanhar a obra, devido a sua morte, e também porque Brasília é tombada.


O presidente da entidade, Daniel Mangabeira, explica.


“A nota quis chamar atenção que a população tem que ser ouvida, o Instituto de Patrimônio Histórico tem que ser ouvido. Havendo essa destinação para a construção, e há, onde ela vai ser feita, e porque optou-se pela contratação do escritório Oscar Niemeyer”.


A obra ainda nem começou, mas a ideia do GDF é arrecadar R$ 63 milhões, sem afetar os cofres locais, para entregar o Museu da Bíblia em 2022. E o que as pessoas acham da construção desse novo monumento?

 

A professora Sueli Cândido é contrária, devido Brasília ser Patrimônio Cultural da Humanidade e também pelo estado ser laico.


“A minha opinião é que não deveria construir, tanto porque o patrimônio é tombado e segundo porque o estado é laico. Acho que a gente deve manter a laicidade e não pode ter a interferência de uma única característica religiosa”.


A gerente comercial Bárbara Gama já é favorável a construção do museu.


“Eu acho válida a construção do museu. Eu acredito que, se o Oscar Niemeyer que fez o projeto não pode se responsabilizar, outro arquiteto competente pode se responsabilizar por ele”.


Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação afirmou que o projeto do Museu não fere o que está proposto no Plano de Preservação do Eixo Monumental, pois está baseado em portaria do IPHAN.


Já o Instituto declarou que o projeto não foi apresentado ao órgão. Disse também que um grupo técnico está discutindo parâmetros de ocupação, tamanho de lotes e altura das edificações na área onde será construído o museu.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Em toque de recolher, fiscalização flagra baile com 190 idosos em SP

Ao mesmo tempo que a pandemia fica mais grave em todo o estado, a ansiedade pela vacina aumenta e filas de idosos aguardando por vacinas voltaram as ser registradas na capital paulista.

Baixar arquivo
Geral

Depois do período de cheia, rios do Acre entram em vazante

2 pessoas morreram em decorrência das cheias. O nível dos rios continua a ser monitorado a cada 3h pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil. 

Baixar arquivo
Política

Lira e governadores discutem hoje sobre a crise da saúde no país

O presidente da Câmara, deputado  Arthur Lira , se reúne nesta terça-feira (2) com os governadores para tratar da crise sanitária que o país enfrenta. O encontro vai ser na residência oficial do presidente da Câmara, em Brasília.

Baixar arquivo
Saúde

Acre continua em situação de emergência para covid-19

Os leitos de UTI do estado estão com 93% de lotação. Já os leitos clínicos atingiram ocupação de 77%. Até esse domingo (28), o Acre registrava 998 mortes e mais de 57 mil contaminados pela covid.

Baixar arquivo
Política

Bolsonaro zera PIS e Cofins do diesel e do gás de cozinha

As alíquotas da contribuição do PIS/Cofins incidentes sobre a comercialização e a importação do óleo diesel e do gás de cozinha de uso doméstico estão zeradas.

Baixar arquivo
Saúde

Equipe brasileira visita fábrica indiana de vacina contra a covid-19

Já aqui no Brasil, a Precisa Farmacêutica pediu o adiamento da reunião com a Anvisa prevista para esta segunda-feira. A empresa representa exatamente o laboratório Bharat Biotech, responsável pelo desenvolvimento da vacina Covaxin na Índia.

Baixar arquivo