A partir do dia 2 de dezembro, quem precisar de emplacamento, em Rondônia, vai colocar o novo modelo de placa no padrão do Mercosul. O Detran do estado estabeleceu a obrigatoriedade para o novo modelo, a partir de dezembro, para os seguintes casos: primeiro emplacamento, na compra de um veículo novo; transferência de município ou de estado; mudança na categoria do automóvel ou adição, substituição, perda ou qualquer dano à placa atual.
Os proprietários que vão manter o mesmo automóvel e não pretendem se mudar poderão permanecer com o modelo vigente.
Por conta da implantação do novo sistema de emplacamento, o Departamento de Trânsito de Rondônia terá os serviços de registro de veículos suspensos nos dias 28 e 29 de novembro para finalizar os processos pendentes da placa de cor cinza.
O atendimento volta ao normal só no dia 2 de dezembro, já com o padrão Mercosul.
Portanto, o usuário que tiver alguma pendência no registro do veículo deve comparecer ao Detran até o dia 29. Caso contrário, terá que fazer a conversão da numeração da placa para o novo padrão, arcando com os custos dessa mudança.
A nova placa foi estabelecida por uma resolução do Contran, o Conselho Nacional de Trânsito, com o objetivo de criar um mesmo padrão para todos os países do Mercosul.