Pedágio da Linha Amarela é suspenso após legislativo aprovar fim da concessão

Linha Amarela

Publicado em 06/11/2019 - 12:54 Por Ícaro Matos - Rio de Janeiro

Cerca de dez horas após a Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovar o fim da atual concessão da Linha Amarela, com o controle voltando para a Prefeitura, o pedágio deixou de ser cobrado na via.

 

No fim da noite dessa terça-feira (5), os motoristas transitavam livremente em ambos os sentidos da pista, sem pagar a tarifa de R$ 7,50.

 

A Lamsa, concessionária que administra a via expressa, informou que vai manter os serviços básicos de operação e manutenção da Linha Amarela, cumprindo as obrigações contratuais. A empresa ressaltou apenas que a faixa reversível, que funciona nas manhãs dos dias úteis, no sentido Fundão, não vai ser instalada.

 

O processo de retomada da administração da Linha Amarela, pela Prefeitura, ocorreu a toque de caixa. Depois de os vereadores aprovarem, por unanimidade, o projeto de encampação da via, no início da tarde, o presidente da Câmara, Jorge Felippe, dispensou a análise da redação final do texto que foi entregue ao prefeito, Marcelo Crivella, ainda durante a tarde dessa terça.

 

Crivella sancionou o projeto no início da noite e por volta das 23h uma equipe da prefeitura retirou as cancelas da praça de cobrança de pedágio da Linha Amarela.

 

Dessa vez, os agentes removeram apenas as barreiras que impediam a livre passagem dos veículos preservando os demais equipamentos e estruturas da praça do pedágio, diferentemente do que aconteceu no dia 27 de outubro, quando as equipes da prefeitura destruíram quase que totalmente as cabines, causando um prejuízo de R$ 3 milhões, segundo a Lamsa.

 

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Crivella comemorou a aprovação do projeto de encampação na Câmara e agradeceu aos vereadores.

 

O prefeito alegou que os termos do contrato de concessão eram injustos e que houve prejuízo bilionário aos cofres públicos.

 

Em nota, a concessionária afirma que Crivella teve mais uma atitude autoritária e afrontou o Poder Judiciário, já que liminar concedida na última sexta-feira (1º), pela Sexta Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Rio, impede a rescisão do contrato de concessão, mesmo com a autorização da Câmara.

 

A decisão estabelece que a retomada da Linha Amarela pela prefeitura só poderá ser feita após o devido processo administrativo, no qual a concessionária tenha direito à ampla defesa e com o pagamento da indenização.

 

Na mesma nota, a Lamsa informa que vai recorrer à Justiça ainda nesta quarta-feira contra a quebra do contrato de concessão da Linha Amarela.

Últimas notícias
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo