Boa notícia para o consumidor de Belém. Pelo quinto mês consecutivo, o preço do pescado nos mercados municipais da capital do Pará apresentou queda.
Em outubro, a maior baixa foi do Aracu, com recuo de 15%, seguido do Curimatã, que teve baixa de 11%. Outro pescado que teve grande redução nos preços foi o Tamuatá, com 10%, e a Traíra, com 9%. As menores baixas foram do Bagre, com 1,9% e a Pescada Gó, com 1,5%.
Desde janeiro de 2019, as maiores quedas de preços acumuladas foram da traíra, com 13%, do Tambaqui, com 12%, e do Filhote, com redução de 10%.
A pesquisa do mercado de pescado é realizada pelo Dieese, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, e pela Secretaria Municipal de Economia de Belém.
Segundo o Dieese, a queda dos preços desde junho contribuiu para os bons resultados em outubro, que revelam uma diminuição dos valores médios dos principais pescados consumidos na capital do Pará.
Já a Prefeitura de Belém avalia que essa redução é consequência das marés favoráveis à pesca e ao comportamento do cidadão, que passou a pesquisar e a barganhar por melhores preços dos pescados nos mercados municipais.