"Descobrir o outro e a gente": no Dia Nacional do Voluntariado, saiba razões para aderir

"Descobrir o outro e a gente"

Publicado em 05/12/2019 - 06:04 Por Sayonara Moreno - Brasília

Neste Dia Nacional do Voluntariado, 5 de dezembro, não é novidade o quanto a sociedade conta com quem se dedica a ajudar o próximo. Mas nos últimos anos, o fluxo migratório de refugiados vindo para o país fez os voluntários e entidades voltarem os olhos – e a boa vontade – para quem não escolheu deixar as origens, e sim precisou fugir da fome, da guerra e das perseguições.


Atuante no voluntariado há cerca de cinco anos, Clarissa Paiva, de 27 anos de idade, estuda mestrado em Direitos Humanos. Ela decidiu se entregar ao voluntariado por quase dois anos em uma entidade de apoio a pessoas refugiadas, em São Paulo, capital. Hoje, continua na organização Missão Paz, mas como funcionária. Mesmo assim, Clarissa não esquece a importância de dedicar algumas horas por semana para ajudar, sem receber remuneração por isso.


“Nesse meio a gente acaba descobrindo muito mais quem a gente é, quem o outro é, coisas boas do ser humano. Então eu acho que vai muito além de olhar para o próprio umbigo. Tem muita gente precisando, às vezes, só ser escutado. Voluntariado tem sido uma questão muito presente e eu acho que vai continuar, de outras formas agora”.

 

Clarissa Paiva faz questão de dizer que a experiência requer compromisso com a causa. É preciso manter a frequência e se manter no que ela prefere chamar de construção coletiva.


“Eu não vejo como ajuda. Quando a gente fala muito em ajuda, a gente acaba remetendo ao assistencialismo. Eu vejo esses encontros com o outro, com o imigrante, com o refugiado, como um meio de construção coletiva. São questões tão simples, às vezes, é meio que uma ponte para que essa parceria se consolide, para que o refugiado consiga viver bem em sociedade”.


O IBGE estima que, no Brasil, mais de 7 milhões de pessoas atuaram como voluntárias, em 2018. A maioria é de mulheres, acima dos 50 anos de idade e com nível superior de escolaridade.


A Organização das Nações Unidas possui, desde 1971, o Programa de Voluntários das Nações Unidas, no qual já atuaram 30 mil pessoas e, atualmente, está em mais de 140 países. Entre diversas agências da ONU, existe uma voltada, exclusivamente, para “proteger os refugiados e promover soluções duradouras para seus problemas”: a ACNUR, Agência da ONU para refugiados. O representante da entidade, no Brasil, Luiz Fernando Godinho, explica que o voluntariado é uma forma de as pessoas fazerem o bem e estarem mais próximas da sua comunidade.


“Essa ideia de que o voluntariado promove a participação das pessoas na sua própria comunidade, na solução dos problemas, nas iniciativas de desenvolvimento e de resposta humanitária que afetam a sua própria comunidade. Isso é importante não só para a formação do próprio voluntário, mas da sua relação com a sua comunidade. É uma maneira efetiva das pessoas interagirem e provocarem uma mudança efetiva”.


Apenas para atender refugiados, em diversos assuntos, a agência da ONU está em mais de 70 países, onde se dedicam mais de 900 voluntários. Segundo as Nações Unidas, a atividade voluntária traz benefícios não apenas para a sociedade, mas para quem pratica também, porque estimula a reciprocidade e a confiança entre as pessoas.

Últimas notícias
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo