Polícia Civil do DF cumpre mandados em operação contra o tráfico de drogas no sistema prisional
A Polícia Civil cumpre, nesta sexta-feira (20), 17 mandados de busca e apreensão; e quatro de prisão preventiva dentro da Operação Galera Uno, contra o tráfico de drogas no sistema prisional do Distrito Federal.
Desde junho deste ano, os investigadores monitoram a ação de um motorista de uma empresa de transporte público, que fornecia drogas para traficantes da região, utilizando o ônibus que conduzia no dia a dia.
Também foi levantada a informação de que quem fornecia a droga era o cobrador do mesmo coletivo.
Dessa forma, ficou evidenciada uma associação entre ambos na distribuição de cocaína pelas ruas do Riacho Fundo, inclusive com utilização do sistema público de transporte na prática do crime de tráfico.
Com o avanço das investigações, a Polícia Civil também verificou que o cobrador do ônibus era associado a um casal de traficantes.
O mecanismo para a distribuição das drogas consistiria no recrutamento de mulheres para atuar como mulas e entrar no presídio com a droga nas partes íntimas.
Conforme apurado, cada mula recebia entre 2 mil e 3 mil reais pela tentativa de entrada no sistema carcerário do DF.
Segundo a polícia civil, o casal de traficantes, além de enviar drogas para o sistema carcerário de Brasília, também mandava telefones celulares, tendo nominado toda a transação como o Esquema do Bonde.