Brumadinho: Um ano depois, mudanças são defendidas para que tragédia não se repita

Especial Brumadinho

Publicado em 25/01/2020 - 12:28 Por Gracielly Bittencourt - Brasília

Um Estado fortemente marcado pela mineração. É assim que o geólogo Geraldo Magela vê a história de Minas Gerais.

 

“Já começa pelo próprio nome: Minas Gerais. Ele nasceu da mineração, com a lavra do ouro nos tempos antigos. A vocação de Minas Gerais é a mineração, tanto que é o estado que mais tem operações mineiras no país”.

 

O prefeito da cidade de Mariana, Duarte Junior, diz que os municípios mineiros vivem um histórico dilema.

 

“Mariana chega a depender...89% da nossa receita advém da mineração. Então é muito complicado, porque você tem a empresa que é responsável pela maior tragédia ambiental do país, o maior derramamento de lama do mundo, mas é a empresa que, sem esse recurso do CFEM, você não consegue manter os serviços essenciais”.

 

Ao olhar para o presente e passado de Minas Gerais, é fácil constatar o peso da minerodependência do Estado e do Brasil. Mas a pergunta que fica é: o que pode mudar no setor de mineração para que tragédias como as de Brumadinho e de Mariana não se repitam no futuro? Para o geólogo Rodrigo Viana, um dos caminhos é investir em outros métodos de armazenamento de rejeitos.

 

“Você pode colocar, por exemplo, sistemas de filtragem de rejeitos, onde você vai reduzir maciçamente a quantidade de rejeito que vai para as barragens. Ou até mesmo, em algumas escalas, exemplo de algumas empresas de mineração, elas nem tem barragens. Elas têm pilhas de rejeito. O rejeito, ao invés de ser lançado na barragem, ele é filtrado, prensado, ele sai numa unidade muito menor, e a partir daí ele é secado e empilhado”.


O Promotor do Ministério Público de Minas Gerais, Guilherme Meneghin, diz que é preciso fortalecer o sistema legal, mas lembra que há muitos desafios pela frente.

 

“Do ponto de vista legal, houve um avanço no estado de Minas Gerais, com a aprovação da Lei de Segurança de Barragens, uma nova lei que proibiu esse tipo de barragem que se rompeu em Mariana e Brumadinho, e isso foi um grande avanço. O problema é que só se aplica em Minas Gerais essa lei. E existem dezenas de barragens desse tipo que ainda estão operando no Brasil inteiro”.

 

Na Universidade Federal de Minas Gerais, o professor Roberto Galery está pesquisando alternativas para aproveitar os rejeitos armazenados em barragens. Ele desenvolveu geopolímeros que podem substituir o cimento. A tecnologia já foi testada para construção de uma casa na cidade de Pedro Leopoldo.

 

“Eles falam que de 2010 a 2030 nós já vamos ter produzido 11 bilhões de toneladas de rejeitos. E nós já estamos no meio desse período, então a gente já produziu aproximadamente 5,5 bilhões de toneladas de rejeitos. Isso a gente tem que desenvolver tecnologias pra aplicação desses rejeitos e coprodutos como pisos intertravados, asfalto drenante, piso drenante. Isso no sentido de aproveitar esses materiais em substituição à areia comum, à brita convencional”.

 

Familiares de vítimas e organizações sociais também estão tentando conscientizar investidores que compram ações da Vale, no Brasil e no exterior, sobre a necessidade de cobrar mudanças na conduta das mineradoras. Essa é uma forma de atrair investimentos responsáveis e com parâmetros de segurança para o Brasil.

 

*Essa é a última reportagem de uma série especial para marcar um ano do rompimento da barragem 1 da mina Córrego do Feijão, operada pela mineradora Vale, em Brumadinho (MG). A tragédia ocorreu no dia 25 de janeiro de 2019.

Últimas notícias
Direitos Humanos

MDHC apura bullying contra aluna autista em escola no interior de SP

A estudante foi espancada e deixada seminua no ginásio da escola, que fica no interior paulista. A mãe da vítima afirma que essa não foi a primeira discriminação capacitista sofrida na escola.  

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Campus Party Brasília deve reunir cem mil pessoas até domingo

O evento é o maior festival do mundo de tecnologia, experiência geek, games, ciência, inovação e empreendedorismo

Baixar arquivo
Geral

Feriado no nordeste será com alerta de perigo por causa das chuvas

Mais de 270 municípios da faixa que vai do Rio Grande do Norte a Alagoas podem ter chuvas de até 50 milímetros por dia, com ventos de até 60 km/h.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional vai deixar as buscas por fugitivos em Mossoró

O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou que decidiu não prorrogar a permanência no Rio Grande do Norte da Força-tarefa, convocada em apoio à Polícia Federal. Com isso, os agentes serão desmobilizados e terão de retornar aos seus estados de origem.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Todos os objetos foram apreendidos pela Polícia Federal, na “Operação Voto Vendido”, que investiga crimes de corrupção, como sonegação de impostos, e lavagem de dinheiro.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo