Inquérito conclui que ação da PM em Manaus com 17 mortos foi legítima defesa

PM do Amazonas

Publicado em 06/01/2020 - 10:16 Por Lucas Pordeus León - Brasília

No dia 30 de outubro do ano passado, uma ação da Polícia Militar no bairro Crespo, na zona sul de Manaus, no Amazonas, terminou com a morte de 17 pessoas, apontadas pela polícia como membros de uma facção criminosa. O inquérito que investigou a ação concluiu que os agentes agiram em legítima defesa resguardados pelo excludente de ilicitude.

 

Em nota, a Secretaria de Segurança do estado do Amazonas informou que o inquérito da Polícia Civil não encontrou indícios de dolo homicida na conduta dos PMs.

      

A Unidade de Apuração de Atos Infracionais da Polícia Civil do Amazonas e o Departamento de Repressão ao Crime Organizado, responsáveis pelo inquérito, concluíram que a ação da polícia foi uma reação à agressão sofrida pelo grupo que se preparava para atacar uma facção rival com o suposto objetivo de controlar o tráfico de drogas na região.

 

A PM recebeu 27 denúncias anônimas de que haveria confronto entre facções no local e, ao chegar, teria sido recebida à tiros. Após o confronto, a polícia encontrou cápsulas e 17 armas com os mortos. Nenhum policial ficou ferido.

 

A Secretaria de Segurança do estado informou ainda que não foram encontrados indícios de execução e que nenhuma das 30 testemunhas ouvidas confirmaram qualquer condução ilícita dos policiais. Segundo a secretaria, foram usados outros elementos probatórios, como a perícia nas armas e a necrópsia nos corpos.

 

A investigação foi enviada à Justiça e, caso o Ministério Público julgue necessário, ele pode pedir a devolução do inquérito para a polícia aprofundar as apurações.

Últimas notícias
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo