Viagens a países com coronavírus podem ser canceladas sem cobrança de taxa, diz Procon carioca

Procon carioca

Publicado em 27/02/2020 - 17:33 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Pessoas com passagens compradas para países com surtos de coronavírus, como é o caso da China, Coreia do Sul, Irã e Itália, podem cancelar a viagem e pedir reembolso integral, de acordo com o Procon carioca.


O órgão já abriu seus canais de contato para orientar consumidores da cidade do Rio de Janeiro que estejam nesta situação. Se a pessoa preferir, pode também solicitar à agência de viagens ou à companhia aérea que sua ida seja adiada sem custos.


De acordo com o Procon carioca, a cobrança pelo cancelamento ou pela mudança na data de viagem, que é praxe, não se aplica a esses casos, porque o motivo é o medo de contaminação por uma doença grave que repentinamente afetou a região pra onde o consumidor pretendia ir.


Caso não seja possível resolver diretamente com a companhia ou agência, o órgão de defesa do consumidor pode ser acionado.

Últimas notícias
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo
Geral

Brasil investe em infovias pelo Oceano Pacífico para melhorar internet

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou acordo com o governo colombiano para que a infraestrutura da internet brasileira tenha mais possibilidades de se conectar com o restante do mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MP de Meio Ambiente discute Amazônia e mudanças climáticas

Discussões serão feitas no 22º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, em Belém . Até a próxima sexta-feira, serão apresentadas experiências de projetos em desenvolvimento nas áreas de conservação socioambiental e redução das mudanças climáticas, além de propostas de políticas públicas para enfrentar os problemas climáticos.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pobreza e extrema pobreza recuam no Brasil em 2023

O índice nacional de pobreza passou de 32% em 2022, para 27,5% em 2023. Queda foi registrada em 25 estados e no Distrito Federal. Bolsa Família e programas estaduais de transferência de renda contribuíram para a melhora nos índices.  

Baixar arquivo
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo