Começa inspeção do navio que naufragou no rio Jari matando 34 pessoas; 51 ainda estão desparecidas
Com a chegada do comboio de embarcações e equipamentos necessários para o processo de reflutuação do navio “Anna Karoline III”, a equipe de mergulhadores da empresa contratada pelo governo do Amapá já iniciou o trabalho de inspeção do navio.
A ideia é identificar as partes internas acessíveis da embarcação para a passagem de cabos dos guindastes, como prevê o projeto de içamento aprovado no Plano de Reflutuação.
Mergulhadores fizeram o reconhecimento da área interna e externa do navio para identificar onde estão localizados os tonéis de combustíveis; e para fazer o planejamento da operação a fim de evitar qualquer dano ambiental.
Também está sendo feita gradualmente, a instalação de equipamentos para a reflutuação em etapas para puxar o navio para a beira do rio. A cada passo, a embarcação vai sendo colocada na posição horizontal e a água é drenada por bombas potentes.
Com a operação em curso, por medida de segurança, todas as atividades de resgate dos mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá estão suspensas. Tão logo a embarcação seja reflutuada, a Marinha vai iniciar o processo de perícia.