logo Radioagência Nacional
Geral

Distrito Federal terá hospital de campanha no Estádio Nacional Mané Garrincha em 15 dias

Estádio Mané Garrincha
Baixar
Lucas Pordeus León
30/03/2020 - 14:52
Brasília

Duzentos leitos de retaguarda são montados no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, para enfrentar a pandemia de Covid-19. A previsão é que as primeiras unidades fiquem disponíveis para o sistema de saúde em 15 dias. Outras unidades da federação também têm usado a estrutura de estádios de futebol para levantar hospitais de campanha.

 

O secretário de saúde do Distrito Federal, Francisco Araújo, explicou que os leitos montados dentro do Estádio serão para os pacientes que já não necessitam de respiradores.

 

O Distrito Federal planeja aumentar em mais de 6 vezes o número de leitos de UTI com suporte respiratório para tratar pacientes com a Covid-19. Atualmente, segundo dados da secretaria de saúde, existem apenas 50 leitos disponíveis com respiradores para pacientes contaminados com o coronavírus, e mais 100 leitos de retaguarda.

 

Em uma segunda fase da pandemia, o governo espera ter já 200 leitos com suporte respiratório e mais 300 de retaguarda. Se a epidemia se agravar, o governo espera ainda ampliar o número de leitos com respiradores para 310, além de outros 500 de retaguarda.

 

Apesar da ampliação prevista dos leitos hospitalares, o secretário de saúde Francisco Araújo reforçou a importância do isolamento social.

 

O secretário destacou ainda a dificuldade para conseguir equipamentos e insumos para o combate a COVID-19, já que todos os países querem comprar os materiais ao mesmo tempo. Sem licitação, o governo do Distrito Federal anunciou a compra de 30 mil unidades de álcool em gel; 300 ventiladores pulmonares e 300 mil testes rápidos para a Covid-19. Para se ter uma ideia, foram realizados pouco mais de 8 mil testes no Distrito Federal desde o início da pandemia, segundo a secretaria de saúde.

x