Dois aviões da FAB decolam para buscar brasileiros isolados no Peru

Fronteira fechada

Publicado em 24/03/2020 - 20:52 Por Kariane Costa - Brasília

Chegam em Cuzco, no Peru, nesta quarta-feira pela manhã, as duas aeronaves da Força Aérea Brasileira enviadas pelo governo para trazer pra casa um grupo de turistas que está retido no país vizinho.

 

O objetivo é resgatar os brasileiros que ficaram sem condições de voltar ao Brasil depois que o presidente peruano Martín Vizcarra ordenou o fechamento das fronteiras, por conta da pandemia do coronavírus.

 

Os turistas brasileiros estão há mais de uma semana isolados na cidade de Cuzco. Como é o caso dos moradores de Florianópolis Rafael da Silva Rodrigues e a esposa dele, Matilde Rodrigues. A família estava de férias no Peru quando foi pega de surpresa com o anúncio do fechamento da fronteira. É o que conta Rafael.

 

“Esse pronunciamento do Itamaraty de que vão repatriar os brasileiros com um voo da FAB trouxe muita esperança para a gente. Porque a gente está viajando com um bebê de dois anos. Desde o começo ficamos na mão esperando algum contato, uma resposta do que poderia ser feito. Isso gerou muita ansiedade. Estar em um país estrangeiro, tendo que gastar com alojamento, transporte, num contexto que nem dá para se locomover. Por exemplo: hoje já são 17h e a gente ainda não sabe que horas sai o voo e se a gente está na lista”.


A expectativa é que os repatriados cheguem ao Brasil na quinta-feira à noite. A embaixada brasileira também intermediou voos comerciais partindo de Cuzco e da capital, Lima.


Os brasileiros interessados em embarcar nesses voos devem seguir as orientações da embaixada, que estão nas redes sociais e na página da internet itamaraty.gov.br


Em nota, o Itamaraty informou que segue em contato com as autoridades peruanas e companhias aéreas para a retirada dos brasileiros retidos no Peru, e recomenda que os interessados entrem em contato com a embaixada ou consulado local.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Covid-19: vacina pesquisada em MG tem resposta positiva em camundongos

Pesquisa é desenvolvida por pesquisadores da Fiocruz e da Universidade Federal de Minas Gerais. Fase atual é de testes em macacos.

Baixar arquivo
Cultura

Museu Nacional do RJ inaugura mostra virtual sobre povos indígenas

A diversidade e a cultura dos povos indígenas poderão ser vistas em uma mostra virtual do Museu Nacional no Rio de Janeiro, por meio de painéis históricos, musicas, filmes e fotografias. A exposição Os Primeiros Brasileiros foi inaugurada nesta terça-feira.

Baixar arquivo
Política

Senado cria CPI da covid-19

Comissão investigará ações do governo federal no enfrentamento da pandemia e também denúncias de desvios de recursos da União repassados a estados e municípios.

Baixar arquivo
Cultura

Lançado o "Mapeamento de Projetos Sociais Arte Toda Gente"

Foi lançado nesta terça-feira o Mapeamento de Projetos Sociais Arte de Toda Gente, uma parceria da Funarte-Fundação Nacional de Artes –  e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. As iniciativas são relacionadas com música,  artes, patrimônio, inclusão e acessibilidade.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Peixes aparecem em afluente do Rio Pinheiros, em SP, e causam surpresa

O governo do estado diz que a presença dos animais são resultado do programa de saneamento básico da região. Coordenador de ONG afirma, no entanto, que ainda falta muito para o rio ser considerado despoluído.

Baixar arquivo
Segurança

PA, SC, RS e DF registram queda nos índices de criminalidade

Três estados brasileiros e o Distrito Federal apontaram queda na criminalidade no mês passado. Para o membro do Fórum Nacional de Segurança Pública, Rafael Alcadipani, a redução de crimes tem mais relação com a pandemia do que com a atuação da polícia. Mas os secretários de segurança discordam.

Baixar arquivo