Morre Afonso Arinos, político, diplomata e jornalista que ocupava a cadeira 17 da ABL

Afonso Arinos

Publicado em 16/03/2020 - 09:55 Por Lígia Souto - Brasília

Morreu nesse domingo (15), no Rio de Janeiro, aos 89 anos, o político e diplomata Afonso Arinos de Mello Franco, sexto ocupante da cadeira número 17 da Academia Brasileira de Letras. Segundo a ABL, Affonso Arinos morreu em casa, vítima de problemas respiratórios.

 

Nascido em Belo Horizonte, em 1930, o embaixador foi eleito imortal em 1999, na vaga do filósofo Antônio Houaiss. Era filho do jornalista, escritor e jurista brasileiro Afonso Arinos de Mello Franco e de Anna Guilhermina Pereira de Mello Franco. Iniciou a carreira diplomática em 1952, tendo funções e cargos no Brasil e no exterior, que somaram-se a atividades jornalísticas e legislativas.

 

Na década de 60, foi deputado à Assembleia Constituinte e Legislativa do Estado da Guanabara, na qual se destacou como membro da Comissão de Constituição e Justiça, em 1961, e como presidente da Comissão de Educação, em 1962. De 64 a 65, foi professor de Civilização Contemporânea na Universidade de Brasília. Eleito deputado federal pelo Estado da Guanabara, foi membro da Comissão de Relações Exteriores.

 

Por nota, o presidente da ABL, Marco Lucchesi, disse que o embaixador Afonso Arinos, foi memorialista e ensaísta primoroso, além de um historiador atento às raízes do Brasil e com larga erudição. Lucchesi afirmou, ainda, que perde um amigo querido, um homem íntegro e um  grande brasileiro.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo