Bolívia tem 90 dias para realizar novas eleições presidenciais

Eleições Gerais

Publicado em 30/04/2020 - 14:30 Por Marieta Cazarré - Montevideo

A Câmara dos Deputados da Bolívia aprovou, nessa quarta-feira (29), o projeto de Lei de Adiamento das Eleições Gerais, que determina que as votações devem acontecer num prazo de 90 dias, a partir da promulgação da lei. O projeto segue agora para revisão no Senado e depois será encaminhado ao governo para promulgação. Serão escolhidos presidente, vice-presidente, deputados e senadores.

 

As eleições gerais de 2020 seriam convocadas para este domingo, dia 3 de maio, mas foram adiadas devido à situação de emergência sanitária e às medidas estatais de prevenção à Covid - 19, que impedem a realização do pleito na data prevista. A aprovação do projeto de lei na Câmara foi definida por 70 votos a favor. A Bolívia tem 130 deputados. Existem oito partidos políticos habilitados para participar destas eleições.

 

As últimas pesquisas sobre a tendência dos votos apontam Luis Arce, do Movimento pelo Socialismo (MAS), como candidato favorito à presidência. No ano passado, as eleições presidenciais na Bolívia aconteceram no dia 20 de outubro e, após uma apuração questionável, foi anunciada a vitória de Evo Morales em primeiro turno. A OEA realizou uma auditoria que confirmou fraudes no processo.

 

No dia 10 de novembro, pressionado pelas Forças Armadas, Morales renunciou e pediu asilo político no México. Também renunciaram Álvaro Garcia Linera, vice-presidente do país; Víctor Borda, presidente da Câmara de Deputados; e Adriana Salvatierra, presidente do Senado. Após a renúncia de Morales, Jeanine Áñez, que era segunda vice-presidente do Senado, assumiu a presidência interina, em 12 de novembro. Atualmente Evo está asilado na Argentina.

 

A presidente interina do paí informou nessa quarta-feira a decisão de estender a quarentena total até 10 de maio. A partir de 11 de maio, inicia a chamada "quarentena dinâmica", com novas regras. Algumas cidades permanecerão em quarentena e, ao mesmo tempo, outras entrarão em um período menos rígido e poderão reiniciar as atividades laborais, seguindo padrões de segurança para os trabalhadores.

 

De acordo com a Agência Boliviana de Informação (ABI), o Ministério da Saúde avaliará a cada sete dias como a pandemia evolui em cada local e, com base nisso, a quarentena em cada município poderá ser relaxada ou reforçada. A Bolívia registrou, até o momento, mil e 110 casos confirmados de Covid-19 e 59 pessoas morreram.

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: Entrevista com Marcelo Moutinho

O livro nos conduz a novos universos, estimula a imaginação e a criatividade. E para aqueles que se dedicam à  literatura infantil, foi criado o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Reforma Agrária: a mãe das reformas de base

O Podcast Golpe de 64: Perdas e Danos lança o terceiro episódio da primeira temporada batizada de "Futuro Interrompido". A série que resgata as Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart,  no histórico comício dos 200 mil, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro em 13 de março de 1964.

Baixar arquivo
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo