Empresas têm 30 dias para se cadastrar na plataforma consumidor.gov.br

Plataforma consumidor.gov.br

Publicado em 01/04/2020 - 16:12 Por Gésio Passos - Brasília

Devido ao aumento de demanda de consumidores e da necessidade de isolamento social em decorrência da pandemia do coronavirus, o Ministério da Justiça estabeleceu prazo de 30 dias para empresas de alguns segmentos se cadastrarem na plataforma consumidor.gov.br.

 

A decisão foi publicada em portaria nesta quarta-feira (01). A obrigação do cadastro se aplica às empresas que tiveram faturamento bruto de no mínimo 100 milhões de reais no último ano fiscal; tenham alcançado uma média mensal igual ou superior a mil reclamações em seus canais de atendimento ao consumidor no último ano fiscal; ou sejam processadas em mais de 500 ações que discutam relações de consumo.

 

Devem se cadastrar no site empresas com atuação nacional ou regional em setores que envolvam serviços públicos e atividades essenciais; plataformas digitais de atendimento pela internet dedicadas ao transporte individual ou coletivo de passageiros; entrega de alimentos; e venda de produtos próprios ou de terceiros ao consumidor final; além de agentes econômicos listados entre as 200 empresas mais reclamadas no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor no ano de 2019.

 

A Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça poderá ainda dispensar as empresas do cadastramento em razão do baixo volume de demandas em órgãos de defesa do consumidor ou quando o cadastramento não venha a facilitar a resolução de conflitos.

 

A plataforma consumidor.gov.br é um serviço que permite a interlocução direta entre clientes e empresas para resolução de conflitos de consumo.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Nascidos em outubro recebem a 6ª parcela do Auxílio Emergencial 2021

Os recursos serão creditados na Poupança Social Digital e esse público pode sacar ou transferir o dinheiro por meio do aplicativo Caixa Tem e na rede lotérica de todo o país.

Baixar arquivo
Saúde

Dia D disponibiliza a crianças e adolescentes 18 tipos de vacinas

A campanha de multivacinação vai até o dia 29 de outubro e visa aumentar a cobertura vacinal no país, que tem caído desde 2015, quadro que se agravou durante a pandemia.

Baixar arquivo
Geral

Governo baiano aumenta gratificação por armas retiradas de circulação

O estado multiplicou por quatro a gratificação dada por cada arma retirada de circulação pelas polícias civil e militar. A medida, segundo o governador Rui Costa, é para valorizar a produtividade policial no enfrentamento à criminalidade.

Baixar arquivo
Saúde

STF restabelece exigência de passaporte da vacina em Macaé, no RJ

A decisão atende a pedido do município. Com isso, volta a valer o decreto que exige a apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19 para o acesso e permanência em estabelecimentos.

Baixar arquivo
Saúde

Rio suspende aplicação de dose de reforço contra covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a medida foi necessária porque houve mudanças no cronograma de entrega do imunizante da Pfizer. E que a vacinação só será retomada após a entrega de novas remessas.

Baixar arquivo
Saúde

Rio: Maré deve concluir campanha de vacinação em massa contra covid

O mutirão para aplicação da segunda dose teve início na quinta-feira (14) e está sendo realizado em clínicas da família e associações de moradores. A mutirão começou às 8h e segue até 17h. 

Baixar arquivo