Junto com a nova capital que o Brasil ganhava há 60 anos, nascia também uma nova imprensa

Nova capital, nova imprensa

Publicado em 26/04/2020 - 06:19 Por Victor Ribeiro - Brasília

O dia 21 de abril de 1960 foi notícia ao redor do mundo. Afinal, não é comum a mudança de uma capital. E mais incomum ainda é que essa capital seja uma cidade novinha em folha.


O jornal mais importante do mundo, The New York Times, publicou: “Brasil inaugura sua nova capital” e registrou a saudação do então presidente dos Estados Unidos Dwight Eisenhower.


A cidade também foi manchete por aqui. No Jornal do Brasil: “Desfile de candangos, hora triunfal de Brasília”; na Folha de S.Paulo: “Brasília, do papel ao concreto”; no Jornal do Commercio: “Participação mundial na festa de Brasília - assume importância internacional a inauguração”; O Estado de S. Paulo: “Desde as 9h30 Brasília é a capital”; O Globo: “Brasília inaugurada - Brasília e Guanabara emocionam o país”.


Na capital, o destaque é para o Correio Braziliense. Inaugurado junto com a capital, noticiava: “Brasil, capital Brasília”. Os jornais do grupo Diários Associados, do qual o Correio faz parte, também traziam a manchete “Brasília amanhece”.


O papel da imprensa local vai além de trazer notícias do mundo. Ela conta notícias da cidade, ouve pessoas que, de alguma forma, são próximas a nós. Muita gente teve contato com esse lado humano de Brasília por meio da coluna da jornalista Conceição Freitas, que assinava a coluna Crônica da Cidade, no Correio Braziliense, e, agora, está no portal Metrópoles. Ela conta sobre o surgimento dessa imprensa local.

 

Além das colunas, Conceição Freitas abriu uma banca na quadra modelo, a 308 Sul, que ela diz ser uma loja de afetos, com um rico acervo sobre a história e o dia a dia de Brasília.


Outro meio de comunicação comercial historicamente ligado à formação da identidade de Brasília é a TV Globo. O sinal da emissora já chegava aqui antes mesmo da inauguração da emissora, no dia 21 de abril de 1971, junto com o aniversário da cidade. De 1967 a 1969, o governo militar autorizou que a Globo usasse o sinal da TV Nacional, que era um canal estatal federal. Para chegar a Brasília. Em 69, a emissora conseguiu concessão para operar na capital.


O jornalista Wilson Ibiapina começou a trabalhar na TV Globo Brasília antes mesmo da inauguração da emissora.


Na próxima reportagem, a gente começa a falar sobre a comunicação pública. Vamos conhecer a história da Rádio Cultura.

 

 

** Acesse aqui todas as reportagens do especial Brasília 60 Anos, que vai ao ar na Rádio Nacional e parceiras e também é publicado na Radioagência Nacional.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Média móvel de mortes por covid diminui, mas ainda é de 510 óbitos

Mais de 142 milhões de brasileiros acima de 18 anos, o que corresponde a mais de 90% dos adultos do país, estão vacinados com ao menos uma dose de vacina contra a Covid-19. A imunização completa, com as duas doses ou dose única, alcançou mais de 50% do público-alvo. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Lançado no Rio o projeto de recuperação da mata ciliar do Rio Guandu

Um projeto para recuperação da mata ciliar do Rio Guandu, que corta 15 municípios do estado, foi lançado pela  Cedae, Companhia Estadual de Águas e Esgotos, nesta terça-feira. A ação celebra o  Dia Mundial da Árvore, e prevê o plantio de 1 milhão de árvores em até cinco anos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Unesco e multinacionais francesas lançam plano para Amazônia Central

O Plano de Ação da Reserva da Biosfera da Amazônia Central prevê 118 ações. A  reserva foi criada em 2001 e engloba 30 municípios do Amazonas e um de Roraima, cobrindo 197 mil quilômetros quadrados, área equivalente a quase todo o estado do Paraná.

Baixar arquivo
Segurança

RJ vai implantar sistema de câmeras nos uniformes das Polícias

Serão adquiridos, por meio de licitação, 22 mil equipamentos de filmagem que, segundo o governo, além de proteger os servidores em casos de falsas acusações, aumentarão a transparência e a fiscalização das ações policiais. As imagens geradas pelo sistema ficarão armazenadas por até um ano.

Baixar arquivo
Esportes

Fluminense empata com Cuiabá e fica na 8ª posição no Brasileirão

O Fluminense empatou com o Cuiabá nesta segunda-feira (20) por 2 a 2 e, agora, ocupa a oitava colocação do Campeonato Brasileiro. Já o Cuiabá está em nono lugar.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Brasil sobe cinco posições no Índice Global de Inovação

O Brasil ocupa a posição 57 no ranking internacional de inovação, entre 132 países. O país subiu cinco lugares em relação ao ano passado no Índice Global de Inovação, IGI. Mas o melhor desempenho foi em 2011, quando ficou em 47°.

Baixar arquivo