Pandemia: com mais pessoas em teletrabalho, surgem novos desafios para funcionários

1º de maio

Publicado em 01/05/2020 - 07:00 Por Maíra Heinen - Brasília

Acordar, tomar um banho, tomar café e ir trabalhar… em casa. Diante de um cenário de pandemia, essa é a nova realidade de muita gente, quando a sala ou o quartinho de estudos vira o escritório, e quando a sala de reuniões é online.


Muita gente caiu de paraquedas nessa nova rotina, precisou se adaptar e conseguiu. É o caso do cientista político João Vitor Aguiar, de 23 anos. Há um mês trabalhando de casa, ele confessa que não gosta muito do modelo home office, mas que se ajustou bem.


“Tem dado bastante certo, eu acredito que a minha produtividade não caiu, pelo contrário. Mesmo não gostando de estar em casa, eu acho que às vezes isso ajuda. Minha produtividade tem dias que está melhor do que no trabalho”.


Não foi o caso do advogado Cláudio Henrique Costa, de 53 anos. Com hipertensão, ele se encaixa no grupo de risco para a Covid-19, mas o trabalho em casa não rendeu.


“Mesmo eu tendo uma condição de risco para Covid-19, que é a hipertensão arterial, eu não me adaptei ao trabalho remoto, por uma série de circunstâncias. Então mesmo com esse fator de risco, eu tenho ido ao trabalho normalmente”.


Assim como o advogado Cláudio Henrique, muita gente está com dificuldades de trabalhar de casa, porque os filhos também estão lá e demandam atenção. O sócio-diretor do Instituto Trabalho Portátil, André Brik, estuda o modelo de teletrabalho há alguns anos e ressalta que, nesses casos, é preciso mais do que nunca, tolerância, principalmente por parte da empresa.


“Existem algumas coisas que podem ser realizadas em revezamento com o companheiro, ensinar as crianças a brincarem sozinhas. Mas a dica principal é analisar a situação com olhar de tolerância. Ter mais flexibilidade com ruídos domésticos; deve haver, também, empatia dos gestores, porque é uma situação extraordinária, não houve tempo de capacitação, implementação de forma gradativa. Foi feito às pressas, muito sem preparo”.


E para muita gente, na nova realidade o pijama e o chinelo viraram companheiros do dia todo. Além disso, estar em casa é também um prato cheio para distrações. André Brik orienta que a pessoa procure um espaço mais afastado do burburinho doméstico, crie uma sinalização para mostrar aos outros moradores que está trabalhando naquele momento, e ainda que crie rituais de início e finalização do trabalho e se vista para trabalhar.


“Se vestir para trabalhar, não trabalhar de pijama, porque isso a gente sabe por estudos que realmente interfere na forma pela qual o trabalho é executado”.


O modelo de teletrabalho já estava em crescimento antes da chegada do novo coronavírus. André aponta que 45% das empresas já estavam adotando alguma forma de trabalho remoto.


Durante o período de isolamento, segundo o Ministério da Economia, 43,74% dos servidores públicos federais, por exemplo, estão em home office. Os dados foram coletados no início de abril.

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo