Como ser mãe sem o abraço da família em tempos de Covid-19

Histórias da pandemia

Publicado em 10/05/2020 - 07:16 Por Anna Luisa Praser - Brasília

O puerpério - primeiros dias após o parto - é conhecido como um momento de transição e aprendizados a respeito da maternidade. Uma das características dessa jornada de autoconhecimento é que ela tende a ser solitária; nela, a mulher descobre novos limites, aprende novas linguagens, aguça os sentidos e aprimora instintos.

 

Essa metamorfose ganha um significado ainda mais intenso quando, em condições normais poderia contar com uma rede de apoio, mas em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus, a mulher se vê sozinha com um recém-nascido e precisa aprender a ser mãe da noite para o dia. 

 

É o que tem vivido a servidora pública Livia Godoy, mãe de primeira viagem de um nenê de 2 meses de idade. Ela relata que o isolamento social, somado a esse período de puerpério, trouxe à tona uma gama de sentimentos.

 

Sonora: "Ser mãe de primeira viagem já é difícil e, com isolamento social, mais difícil ainda..."

 

A inexperiência, o distanciamento social e a frustração de não estar vivendo a maternidade como era esperado mexe com todos os sentidos. É preciso ter paciência. Só o que uma mãe quer é um abraço da família e isso é justamente o que não se pode ter, nesse momento em que a pandemia não permite estar perto de quem a gente ama.

 

Sonora: "Ao longo dos dias foram chegando as notícias dos casos aqui, então tivemos que nos separar da família. Meus pais fizeram uma viagem e não pude interagir com eles..."

 

É preciso compreensão. O medo de que aconteça algo que ameace a saúde do bebê ou o deixe desamparado desequilibra qualquer mãe. 

 

Sonora: "Mas agora, com essa pandemia, ficar numa incerteza, e vai vivendo um dia de cada vez, sem saber como será o futuro. Ás vezes, é complicado com bebê pequeno, quando tem que sair pra fazer uma compra ou ir ao pediatra,..."

 

Então, se eu pudesse compartilhar com vocês, ouvintes, a breve experiência que ganhei enquanto mãe de quatro filhos, eu diria para quem convive com uma recém-mãe: tenha empatia. Não ter controle da situação traz preocupações e angústias.

 

E para as novas mães, mantenham a calma. Ninguém sabe de tudo sobre maternidade e, com certeza, jamais saberá. Tenham em mente que tudo passa e que você é a melhor mãe que seu filho poderia ter. Ao final de tudo, isso sairemos do outro lado mais unidas e bem mais fortes.

 

 

* Produção: Beatriz Evaristo

** Sonoplastia: Messias Melo

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF prende homem que compartilhava cenas de abuso sexual infantil

A ação faz parte de operação da Polícia Federal para combater pornografia infantil. O suspeito foi detido no momento em que saia do trabalho, em um Centro de Eventos de um shopping na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Geral

TSE retoma julgamento que pode cassar mandato do senador Jorge Seif

No último dia 4 de abril, o julgamento foi suspenso pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, sob o argumento de que o relator, o ministro Floriano de Azevedo, não teria tempo de apresentar o seu voto.  

Baixar arquivo
Educação

Escolas de maioria branca têm melhor infraestrutura, aponta pesquisa

A análise foi feita pelo Observatório da Branquitude, que ressalta a vantagem de alunos brancos e a persistência da desigualdade racial no país. Um exemplo é a rede de esgoto, presente em 72% das escolas com predominância de brancos e em apenas 43% das escolas com maioria de alunos negros.  

Baixar arquivo
Esportes

Nesta terça-feira começa segunda rodada do Brasileirão

Nesta terça-feira, tem a abertura da segunda rodada do Brasileirão Série A, com total cobertura da Rádio Nacional.

Bahia e Fluminense jogam às nove e meia da noite no Estádio da Fonte Nova, em Salvador.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo