Distrito Federal tem 70% dos casos confirmados de Covid-19 em presídios do país

Papuda

Publicado em 14/05/2020 - 12:52 Por Beatriz Albuquerque - Brasília

Brasília já tem 70% de todos os casos confirmados de coronavírus em presídios do país. Apesar da grande quantidade de infectados - cerca de 130 policiais e 460 presos - não há registros de morte por causa da doença.

 

Os pacientes que precisam de atendimento hospitalar estão sendo encaminhados ao HRAN – O Hospital Regional da Asa Norte, que é referência no tratamento da Covid-19 na cidade.

 

Desde o início do aumento repentino de casos da doença nas penitenciárias do DF, o governo passou a adotar medidas para conter o avanço do vírus, como: testagem de todos os presos e policiais do sistema carcerário, limpeza de celas, viaturas e instalações administrativas, suspensão de visitas e vacinação de todos contra a gripe.

 

Mesmo com todas essas precauções, os casos vêm aumentando, o que preocupa as autoridades de saúde da cidade.

 

Já no Rio Grande do Sul, nenhum dos 40 mil presos do Estado testou positivo para o novo coronavírus. São 152 unidades prisionais e, em todos eles, medidas de prevenção foram tomadas logo no início da pandemia, o que garantiu que ninguém ficasse doente até agora.

 

Desde fevereiro, as visitas aos detentos estão suspensas e há distribuição regular de equipamento de proteção individual, como máscaras. A obrigatoriedade do uso dessas máscaras começou essa semana.

 

Presos e agentes deverão usar a proteção o tempo todo.

 

Além disso, um plano de contingência foi criado para o enfrentamento à pandemia, além de um esquema de testagem de pessoas que apresentarem sintomas.

 

Os municípios de Lajeado e Passo Fundo iniciaram a testagem rápida nos presos em quarentena. Os testes acontecem a partir do 14º dia de isolamento, mesmo que assintomáticos.

 

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo