logo Radioagência Nacional
Geral

Especialistas alertam para risco de intoxicação com uso de álcool gel por crianças

Cuidados com álcool gel
Baixar
Beatriz Albuquerque
24/05/2020 - 09:23
Brasília

Na casa do fotógrafo Rafael Nogueira tem três crianças. E, com a quarentena, a rotina da família mudou muito: saídas só quando é muito necessário, limpeza mais constante da casa, além da higienização de compras e alimentos. Um aprendizado para todos.

 

A lavagem das mãos, que já era um hábito antes das refeições, virou atividade rotineira em casa, para ajudar a evitar o contato com o novo coronavírus. E o álcool em gel também se tornou essencial para ajudar nesse combate. Mas Rafael e a esposa tomam muito cuidado quando as crianças precisam usar o álcool, especialmente quando se trata da caçula de apenas 1 ano e 2 meses.

 

E o Rafael tá fazendo o dever de casa bem certinho. A pediatra Natália Sarkis orienta mesmo que o uso do álcool só seja feito quando realmente necessário, fora de casa, justamente para evitar problemas de intoxicação que podem gerar sonolência, irritabilidade e até alterações na fala e na pele, como dermatites. Além disso, é preciso deixar a substância longe do alcance das crianças. E a Natália faz uma orientação aos pais em caso de uso excessivo de álcool em gel.

 

E a Anvisa publicou uma nota técnica que trata justamente dos cuidados com o uso do álcool em gel, em especial no público infantil, já que houve um aumento expressivo nos casos de intoxicação com a substância: de janeiro a abril deste ano, foram 108 registros, número bem maior que em 2018, quando apenas 18 casos foram notificados.

x