Quatrocentos e oitenta médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem do Distrito Federal, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul participam neste mês de maio de um curso de formação para trabalhar durante a pandemia da Covid-19.
Os cursos terão 16h/aula ministradas em dois dias por semana no Hospital das Forças Armadas, no Distrito Federal, na Escola de Saúde do Exército, no Rio de Janeiro, e no Hospital da Aeronáutica de Canoas, no Rio Grande do Sul.
Cada turma tem 40 alunos, que vão adquirir mais conhecimento técnico-científico sobre o novo coronavírus, suas manifestações clínicas e as normas de proteção individual adequadas.
Além disso, eles vão receber treinamento para atuar nas unidades de terapia intensiva e realizar os procedimentos de forma segura.
Os profissionais vão, por exemplo, aprender protocolos de intubação, tratamento e uso de ventilação de arritmias mecânicas; técnicas usadas para pacientes que precisam de equipamentos para respirar.
Essas primeiras turmas são voltadas para profissionais da saúde militares, mas a intenção do Ministério da Defesa é ampliar para civis.
* Texto e áudio alterado às 16h22 para correção de informação. Os cursos serão oferecidos ao longo do mês de maio e não apenas nestas terça (5) e quarta-feira (6), como informado anteriormente.