Junho Laranja: Sociedade Brasileira de Queimaduras alerta para acidentes em casa

Sociedade Brasileira de Queimaduras

Publicado em 31/05/2020 - 16:23 Por Gésio Passos - Brasília

A suspensão das aulas e o home-office, provocados pelo pandemia do novo coronavírus, aumentaram a convivência de pais e filhos dentro de casa. E com isso, acidentes domésticos cresceram, principalmente os que provocam queimaduras.

 

Para alertar a população sobre esse perigo, a Sociedade Brasileira de Queimaduras, a SBQ, lançou o “Junho Laranja”, campanha de prevenção contra queimaduras. O Lema É “Com Fogo Não Se Brinca”, e as ações terão como foco o público infantil, que é vítima de 40% desse tipo de acidentes.

 

A grande preocupação do médico José Adorno, presidente da SBQ, é com aumento das ocorrências provocado pela cultura do uso do álcool na limpeza doméstica. Os registros indicam que o número desses acidentes dobrou durante a pandemia. Um portaria da Anvisa permitiu a volta da comercialização durante a pandemia do álcool líquido a 70%, que antes era proibido. A utilização desse tipo de álcool, altamente inflável, traz mais preocupações para especialistas.

                                                                
A Sociedade Brasileira de Queimaduras reforça inclusive que álcool em gel também é inflamável, mas tem menor potencial de alastrar alguma queimadura pelo corpo como o álcool liquido. José Adorno orienta a usar o alcool apenas para as mãos quando estiver fora de casa. No ambiente doméstimo, deve-se lavar as mãos com água e sabão e usar para limpeza outros produtos, como a água sanitária.

 

Mas a preocupação das famílias não deve se restringir ao uso do álcool. Tomadas elétricas também devem ser vedadas, como forma de proteção para crianças. Além disso, líquidos e panelas quentes devem ser motivos de atenção redobrada dos pais na cozinha, evitando a presença de crianças durante a utilização de fogão. A administradora Fernanda Ferro, conta que há cinco anos, sua filha teve um acidente com um copo de leite quente, causando queimaduras pelo corpo.

 

Com o acidente, Fernanda afirma que as preocupações em casa passaram a ser redobradas, principalmente nesse período de pandemia. O médico José Adorno dá dicas sobre como prevenir acidentes com crianças em casa. A campanha “Junho Laranja” irá iluminar diversos prédios e monumentos públicos pelo país para sensibilizar a sociedade em torno de cuidados que possam evitar as queimaduras, que podem deixar sequelas permanentes nas vítimas.

                  
Em 2019, dados do Ministério da Saúde mostram que mais de 20 mil crianças foram vítimas de queimaduras no país.

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo