Prefeitura do Rio anuncia que famílias de baixa renda terão gratuidade em sepultamentos
As famílias que vivem com até três salários mínimos por mês na capital fluminense terão gratuidade para enterros nos cemitérios do município. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (7) pelo secretário de Infraestrutura, Habitação e Conservação do município, Sebastião Bruno.
Segundo ele, a prefeitura também está oferecendo o sepultamento social, até o valor de R$ 546, para pessoas de qualquer faixa de renda, independente de sua situação socioeconômica.
Sonora: “Preocupados com a situação de sepultamentos, para famílias que não têm posses, que ganham até 3 salários mínimos, a prefeitura está assumindo o sepultamento nesses casos. Mas também estamos bancando o sepultamento até R$ 546 para qualquer família”.
Para o presidente da Abredif, a Associação Brasileira de Empresas e Diretores do Setor Funenário, Lourival Panhozzi, a extensão da gratuidade para enterros e serviços funerários pode provocar um colapso financeiro em algumas funerárias, já que a concessão de gratuidade e de valores baixos para pessoas com pouca renda já faz parte da tabela das empresas.
Sonora: “algumas empresas no Rio de Janeiro já aumentaram, substancialmente, o número de gratuitos. Apenas algumas funerárias que realizaram no mês passado 70 gratuitos já realizaram 200 neste mês....”
Segundo Panhozzi, somente em abril, o número de sepultamentos em cemitérios do município do Rio de Janeiro aumentou 30% em relação ao mesmo mês do ano passado, o que também fez crescer os gastos das empresas para a construção de novos túmulos.