O transatlântico MSC Seaview, em quarentena no porto de Santos, em São Paulo, desde o último dia 30 de abril está com 80 casos confirmados de Coronavírus e outros 30 suspeitos, em análise, segundo dados da Anvisa. O navio conta com 615 tripulantes e tem capacidade para cinco mil e 300 passageiros.
Outro transatlântico da mesma empresa, o MSC Música ficou em quarentena desde o dia 20 de abril após a descoberta de um tripulante com a Covid-19. A quarentena terminou nessa segunda-feira (04) e o processo de desembarque dos tripulantes está previsto para começar nesta quarta (06), se não houver mais nenhum caso da doença confirmado.
O navio de cruzeiro Costa Fascinosa e o cargueiro Saldanha que estavam no porto de Santos já foram liberados pela Anvisa desde o dia primeiro de maio, após cumprirem a quarentena e não terem mais casos confirmados do vírus.
De acordo com recomendação da Anvisa, no desembarque de navios e cruzeiros, todos os tripulantes e passageiros precisam realizar testes rápidos de detecção. Em caso positivo, é necessário ficar em quarentena por 14 dias em um local isolado.
Diz ainda a norma que as empresas têm que providenciar a limpeza de todas as superfícies de metal de uso comum, como escadas, suportes de mão, maçanetas entre outros.