O DETRAN retoma as atividades que haviam sido suspensas durante o isolamento social. Entre os serviços da primeira fase da reabertura está a entrega de documentos de primeira e segunda via de carteira de identidade solicitados antes da pandemia e não foram entregues porque os casos não foram considerados emergenciais.
Também voltará a ser oferecida a emissão de primeira e segunda vias de identidade nas unidades do Rio Poupa Tempo em Bangu, Duque de Caxias e São João de Meriti, além da sede do órgão, no centro do Rio. O plano do departamento é elevar o número de agendamentos diários de 400 para mil e trezentos.
Já a entrega dos documentos que já estavam prontos será feita nas unidades de identificação civil de diversos municípios, até quarta-feira, das 10h às 16h. As unidades localizadas em shoppings continuarão fechadas mesmo para esse serviço.
O solicitante deverá confirmar se a unidade em que deu entrada no documento é uma das que retomarão o atendimento em seu município. Caso contrário, a orientação do órgão é aguardar a próxima etapa da reabertura.
Para atender ao público, as unidades estão passaram por trabalhos de higienização . Segundo o órgão, placas de acrílico estão instaladas para separar as baias de atendimento e dispensers de álcool em gel serão disponibilizados em todos os ambientes e áreas de atendimento.
Serão distribuídas máscaras para os funcionários e a utilização do equipamento de proteção individual é obrigatória para o público.