Estudo mostra que condições no transporte coletivo pioraram durante pandemia

Durante a Pandemia

Publicado em 26/06/2020 - 15:55 Por Nelson Lin - São Paulo

Estudo feito por pesquisadores da Universidade de São Paulo mostra que as condições no transporte coletivo pioraram durante a pandemia, especialmente para moradores da periferia, deixando-os mais expostos à Covid-19.

 

De acordo com o estudo, apesar da diminuição da demanda, em razão do menor número de passageiros nas ruas, os ônibus da periferia permaneceram com elevada concentração de pessoas. Um dos pesquisadores do Centro de Estudos da Metrópole da USP, Pedro Gioudice listou os motivos para isso ter acontecido.

 

No comparativo feito na capital, as linhas da região central tiveram redução de 68% de passageiros, e de 61,3% na quantidade de ônibus, já na região leste, por exemplo, a demanda reduziu 63,6% e a oferta de ônibus, 61,6%.  O que demonstra a dificuldade de um morador da periferia de pegar um ônibus menos lotado.

 

Ainda de acordo com Pedro Gioudice, nas regiões periféricas de São Paulo a oferta de transporte público deveria aumentar para que a lotação estimada dentro dos coletivos ficasse menor que 2 passageiros por metro quadrado, medida que poderia evitar maior disseminação do coronavírus.

 

A pesquisa do Centro de Estudos da metrópole pegou dados das próprias concessionárias de ônibus além dos dados de mobilidade de aplicativos como google para fazer o estudo. Procurada, a prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes informou que, desde o início da quarentena em São Paulo, manteve a frota de ônibus operando em níveis acima da demanda apresentada.

 

Segundo a pasta, a frota foi reforçada ao longo dos últimos três meses. Atualmente, com a reabertura do comércio, ela passou a operar com 92% da totalidade, com a demanda em torno de 40% dos passageiros transportados antes da quarentena.

Últimas notícias
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Os lances iniciais variam entre R$ 1,5 mil; e mais de R$ 380 mil.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo