Encalhado a 150 km da costa do Maranhão desde fevereiro, o navio Stellar Banner será afundado. Segundo a Marinha, a decisão veio após análise dos relatórios sobre as inspeções estruturais feita pela empresa responsável pelo navio, com apoio de mergulhadores contratados e de veículo submarino operado remotamente.
Antes do naufrágio forçado, no entanto, serão retirados da embarcação os resíduos de óleo, objetos flutuantes e contaminantes. A parte da carga, que ficará no navio, não oferece riscos seja à vida marinha ou à vida humana e deverá permanecer em concordância com as autoridades ambiental e marítima.
Todo o processo está sendo monitorado para avaliar as boas práticas relacionadas às questões ambientais envolvidas no processo chamado de alijamento e a Marinha, o Ibama e demais autoridades ambientais vão continuar fiscalizando as atividades no local.
A embarcação transportava minério de ferro da empresa Vale e milhares de litros de combustível e óleo quando os tripulantes constataram que havia água do mar penetrando por uma fissura no casco.
Para evitar que o navio ficasse à deriva ou naufragasse, o comandante decidiu lançá-lo sobre um banco de areia de uma área de menor profundidade do canal da Baía de São Marcos, na costa maranhense. Os tripulantes da embarcação foram resgatados, em segurança.