logo Radioagência Nacional
Geral

Bares, restaurantes e salões de beleza reabrem em São Paulo com regras restritivas

Com regras restritivas
Baixar
Nelson Lin
06/07/2020 - 13:41
São Paulo

Nesta segunda-feira (6), bares, restaurantes e salões de beleza voltaram a funcionar na cidade de São Paulo, mas precisam obedecer os protocolos de reabertura assinados pelos empresários e pelo prefeito Bruno Covas, no último sábado (4).

 

De acordo com as novas regras, os bares e restaurantes só podem funcionar  6 horas por dia,  com apenas  40% de sua capacidade. Além disso, não é permitido atender a grupo de mais de 6 pessoas, as mesas precisam ter uma distância maior que 2 metros entre elas e não é permitida a abertura de mesas e cadeiras nas calçadas.

 

Apesar de ter autorização para reabrir nesta semana, Alexandre Felix, colaborador de um restaurante vegano, na zona sul de São Paulo,  diz que não vai reabrir o salão. Vai manter o sistema de entregas e de retirada na porta do restaurante.

 

Já nos salões de beleza o atendimento ao público deve ser feito exclusivamente por meio de agendamento para evitar filas de espera,  e também de maneira individualizada. Além disso, a distância entre as pessoas dentro do local deve ser de um metro e meio. Os funcionários precisam estar de luvas, escudo e máscaras faciais no serviço de corte de cabelo e depilação.

 

São estas medidas que o cabeleireiro Frederico Ferreira que  trabalha em um  salão de beleza localizado na zona Oeste de São Paulo, vai tomar a partir de agora. Durante a fase mais restritiva da pandemia, Frederico estava indo na casa de clientes para prestar seus serviços. E informa que tanto ele como seus colegas tiveram que fazer um curso sobre  as novas medidas para reabrir o salão. Ele diz que, mesmo com a reabertura, acredita que não vai conseguir  manter a  renda que tinha antes da pandemia.

 

De acordo com o boletim da Secretaria Municipal da Saúde, a taxa de ocupação de UTIs está em 69%. A capital tem cerca de 170 mil casos registrados e mais de 7.600 mortes pelo novo Coronavírus.

x